À Mary Shelley

materialidade do papel e sua importância no processo de criação das obras para a exposição Os sentidos da forma – O design como ato poético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25725

Palavras-chave:

Materialidade do papel, Cultura material, Design e Arte

Resumo

Este artigo aborda a materialidade adotada nas obras para a exposição Os sentidos da forma – o design como ato poético, evento artístico-cultural da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no âmbito da disciplina Design, Matéria e Produto, do Programa de Pós-Graduação em Design. A obra literária de Mary Shelley, Frankenstein ou O Prometeu Moderno, foi interpretada considerando a materialidade do papel, material sensível ao tempo e mutável mediante determinadas técnicas de trabalho. O processo de desenvolvimento da série será discutido neste artigo, traduzindo-se em um estudo que envolveu a adoção de processo criativo colaborativo no design. Este estudo é parte de uma pesquisa de mestrado que permeia a arte, o design e a sua materialidade.

Biografia do Autor

  • Anielizabeth Bezerra Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Moda pelo Instituto Zuzu Angel / Universidade Veiga de Almeida (2001), especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), MBA em Figurino e Carnaval pela Universidade Veiga de Almeida (2018). Atualmente é aluna do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Design – Escola de Belas Artes- Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Graduação em História, também na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou ilustração na Scuola Internazionale de Illustrazione Stepan Zavrel, Sàrmede – Vêneto – Itália. Atua como ilustradora, com ênfase em livros de literatura infantil, mas também cria identidades visuais para diferentes projetos no campo do Design. Atua como figurinista, aderecista e cenógrafa em escolas de samba do Rio de Janeiro e para algumas companhias teatrais. Atualmente é professora colaboradora do MBA em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, na Disciplina Laboratório de Criação em Carnaval – Perucas Carnavalescas. Tem experiência em formação de leitores, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura de imagem, professores leitores, o livro ilustrado no contexto escolar, literatura para a primeira infância. Atuou como professora e diretora adjunta na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, entre os anos 1999 e 2013, atuando sobretudo com Educação Infantil. O tema de pesquisa do Mestrado é: “Processos de criação de objetos vestíveis performativos a partir do jogo entre a materialidade do papel e a materialidade textual e imagética do romance Frankenstein, de Mary Shelley”. Linha de Pesquisa: Design e Cultura. Orientadora: Professora Drª Larissa Elias. Integrante do LED - Laboratório de Experimentações em Design e do LabAtor, ambos vinculados ao PPGD - UFRJ. É graduanda do Curso de História da Universidade Federal do Rio de JUaneiro.

  • Ana Karla Freire de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pós-Doutorado em Design - Universidade de Aveiro, Portugal. Doutorado em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - PUC Rio. Mestrado em Engenharia Agrícola - Universidade Federal de Campina Grande, PB. Bacharelado em Desenho Industrial - Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada do Curso de Desenho Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Design, Escola de Belas Artes da UFRJ, atuando na Área de Concentração, Design, Tecnologia e Imagem. Fundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa LED - Laboratório de Experimentações em Design da Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, UFRJ. Patente de inventora concedido pelo INPI pelo desenvolvimento de material ecocompósito durante pesquisa de Doutorado em Engenharia de Materiais, Puc Rio. Pesquisadora da área de Design & Materiais e Métodos para seleção de materiais e processos no design. Membro da Comissão Avaliadora do Gampi Plural 2017. Chair I Congresso Internacional Design & Materiais 2016. Avaliadora de artigos do II Congresso Internacional Design & Materiais 2017. Avaliadora de artigos do 12°, 13º e 14º P&D 2016, 2018 e 2020, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Membro do Comitê Científico do SBDS + ISSD 2017 - Simpósio Brasileiro de Design Sustentável + International Symposium on Sustainable Design. Chair e Avaliadora de Artigos Científicos do 6º ETD - Ergotrip Design 2017, área de Design de Produto.

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Publicado

2021-07-19

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Como Citar

À Mary Shelley: materialidade do papel e sua importância no processo de criação das obras para a exposição Os sentidos da forma – O design como ato poético. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 189–220, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.25725. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25725. Acesso em: 19 dez. 2024.

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