Dois momentos da reflexão sobre a cor na pintura francesa do século XX
Robert Delaunay e Yves Klein
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.33021Palavras-chave:
História da Arte, Pintura Francesa, Artistas Franceses, CorResumo
Neste artigo trato de duas visões distintas sobre o uso da cor na pintura francesa do século XX: a de Robert Delaunay e a de Yves Klein. Separadas por um intervalo de quase 50 anos, os dois artistas se dedicaram com afinco às experimentações com a cor em suas pinturas. Com base nos escritos sobre a arte de cada um deles e, principalmente, em seus próprios escritos, procuro circunscrever neste artigo a visão, a concepção que ambos tinham sobrea importância do trabalho com a cor na pintura francesa do século XX.
Referências
APOLLINAIRE, Guillaume. Chroniques d’Art. Paris: Gallimard, 1960.
BRION, Marcel. Art Abstrait. Paris: Éditions Albin Michel, 1956.
CHEVREUL, Eugène. De la Loi du Contraste Simultané des Couleurs et de l’Assortissement des Objets Colorés. Paris: Pitois-Levrault et C., 1839.
COGNIAT, Raymond. L’Impressionnisme. Paris: Éditions Aimery Somogy, 1956.
DELAUNAY, Robert. Du Cubisme à l’Art Abstrait. Documents inédits publiés par Pierre Francastel et suivis d’un catalogue de l’œuvre de R. Delaunay par Guy Habasque. Paris: S.E.V.P.E.N/Bibliotèque Générale de l’École Pratique des Hautes-Études, 1957.
GRAMMMONT, Claudine; ROUSSEAU, Pascal. L’ABCdaire du Fauvisme. Paris: Paris Musées Flammarion, 1999.
KLEIN, Yves. Dialogue avec lui-même. In: Yves Klein: Paris: Centre Georges Pompidou/Musée d’Art Moderne, 1983. p. 189-193. Catalogue, 3 mars-23 mai. 1983, Musée d’Art Moderne.
KLEIN, Yves. Interview pour Europe 1. In: Yves Klein. Paris: Centre Georges Pompidou/Musée d’Art Moderne, 1983a. p. 197. Catalogue, 3 mars-23 mai. 1983, Musée d’Art Moderne.
KLEIN, Yves. L’Aventure Monochrome. In: Yves Klein. Paris: Centre Georges Pompidou/Musée d’Art Moderne, 1983b. p. 168-188. Catalogue, 3 mars-23 mai. 1983, Musée d’Art Moderne.
KLEIN, Yves. Manifeste de l’Hoel Chelsea. In: Yves Klein. Paris: Centre Georges Pompidou/Musée d’Art Moderne, 1983c. p. 194-197. Catalogue, 3 mars-23 mai. 1983, Musée d’Art Moderne.
KLEIN, Yves. Sur la Monochromie. In: Yves Klein. Paris: Centre Georges Pompidou/Musée d’Art Moderne, 1983d, p. 193-194. Catalogue, 3 mars-23 mai. 1983, Musée d’Art Moderne.
LAPRADE, Jacques de. L’Impressionnisme. Paris: Éditions Aimery Somogy, 1956.
LEYMARIE, Jean. L’Impressionnisme. Gen ève: Editions d’Art Albert Skira, 1955.
ROBERT Delaunay, 1906-1914: de l’impressionnisme à l’abstraction: exposition présent ée au Centre Georges Pompidou. Paris: Centre Georges Pompidou, 1999. Catalogue, 3 juin-16 août 1999, Galerie Sud.
SIGNAC, Paul. De Delacroix au néo-impressionnisme. Paris: Hermann, 1964.
STICH, Sidra. Yves Klein. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 1994.
TOURETTE, F. Gilles de la. Robert Delaunay. Paris: Charles & Cie. Libraire Centrale des Beaux-Arts, 1950.
WEITEMEIER, Hannah. Yves Klein, 1928-1962: international Klein blue. Köln: Taschen, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Conrado Augusto Barbosa Fogagnoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.