“Identidades”, moda e arte-educação

pautando a diversidade de gênero na pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.33870

Palavras-chave:

arte-educação, identidade, moda, gênero, pós-modernidade

Resumo

Neste trabalho pretende-se tensionar a relação identidade-moda-gênero-arte/educação, de modo a se observar as possibilidades subversivas apresentadas à prática pedagógica recente. Neste debate, interessa ao autor pensar como os marcadores visuais de identidade, propostos pela moda na pós-modernidade, ajudam a profanar os essencialismo e a entender os deslocamentos suscitados pela recente profusão imagético-discursiva. Para desenvolvimento deste estudo, buscou-se aproximar os debates epistemológicos em torno destas categorias em relação à prática pedagógica, de modo a criar pistas para uma arte-educação emancipatória na esteira do tempo pós-moderno. Finalmente, algumas possibilidades de trabalho em arte-educação são mencionadas, pelo intuito de levar em conta alternativas contestatórias da sociedade atual.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CAO, Marián López. Lugar do outro na educação artística: o olhar como eixo articulador da experiência: uma proposta didática. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010 (187-226).

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac, 2006.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J & BARBOSA, A. M. O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005 (p. 173-188).

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2000.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio Ed., 1988.

MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária 1998.

NAVARRI, Pascale. Moda & inconsciente: olhar de uma psicanalista. São Paulo: SENAC, 2010.

SOUZA, Carlos Weiner Mariano. Arte e processo de criação na contemporaneidade: a arte como território de invenção. In: ROSENTHAL, Dália & RIZZI, Maria Cristina. Arte, educação e contemporaneidade. São Paulo: Blucher, 2020 (p. 41-54).

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

GUSMÃO, R. “Identidades”, moda e arte-educação: pautando a diversidade de gênero na pós-modernidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 232–255, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.33870. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/33870. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos