“Identidades”, moda e arte-educação
pautando a diversidade de gênero na pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.33870Palavras-chave:
arte-educação, identidade, moda, gênero, pós-modernidadeResumo
Neste trabalho pretende-se tensionar a relação identidade-moda-gênero-arte/educação, de modo a se observar as possibilidades subversivas apresentadas à prática pedagógica recente. Neste debate, interessa ao autor pensar como os marcadores visuais de identidade, propostos pela moda na pós-modernidade, ajudam a profanar o essencialismo e a entender os deslocamentos suscitados pela recente profusão imagético-discursiva. Para desenvolvimento deste estudo, buscou-se aproximar os debates epistemológicos em torno destas categorias em relação à prática pedagógica, de modo a criar pistas para uma arte-educação emancipatória na esteira do tempo pós-moderno. Finalmente, algumas possibilidades de trabalho em arte-educação são mencionadas, pelo intuito de levar em conta alternativas contestatórias da sociedade atual.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BUTLER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. São Paulo: N-1 Edições, 2019.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CAO, Marián López. Lugar do outro na educação artística – o olhar como eixo articulador da experiência: uma proposta didática. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea:consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2010. p. 187-226.
CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac, 2006.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae (org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 173-188.
GUSMÃO, Roney. A força performativa do espaço: rasurando regimes de visibilidade. Revista Periódicus, v. 1, n. 17, p. 140-162, 2022. Disponível: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/42520. Acesso: 6 jul. 2022.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2000.
JAMESON, Fredric. Transformações da imagem na pós-modernidade. In: JAMESON, Fredric. Espaço e imagem: teorias do pós-moderno e outros ensaios de Fredric Jameson. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994. p. 115-144.
LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
MAFFESOLI, Michel. O instante eterno: o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. São Paulo: Zouk, 2003.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
MAFFESOLI, Michel. Homo eroticus: comunhões emocionais. São Paulo: Forense Universitária, 2014.
NAVARRI, Pascale. Moda & inconsciente: olhar de uma psicanalista. São Paulo: Editora Senac, 2010.
RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.
SOUZA, Carlos Weiner Mariano. Arte e processo de criação na contemporaneidade: a arte como território de invenção. In: ROSENTHAL, Dália; RIZZI, Maria Cristina (org.). Arte, educação e contemporaneidade. São Paulo: Blucher, 2020. p. 41-54.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roney Gusmão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.