“Identidades”, moda e arte-educação

pautando a diversidade de gênero na pós-modernidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.33870

Palavras-chave:

arte-educação, identidade, moda, gênero, pós-modernidade

Resumo

Neste trabalho pretende-se tensionar a relação identidade-moda-gênero-arte/educação, de modo a se observar as possibilidades subversivas apresentadas à prática pedagógica recente. Neste debate, interessa ao autor pensar como os marcadores visuais de identidade, propostos pela moda na pós-modernidade, ajudam a profanar o essencialismo e a entender os deslocamentos suscitados pela recente profusão imagético-discursiva. Para desenvolvimento deste estudo, buscou-se aproximar os debates epistemológicos em torno destas categorias em relação à prática pedagógica, de modo a criar pistas para uma arte-educação emancipatória na esteira do tempo pós-moderno. Finalmente, algumas possibilidades de trabalho em arte-educação são mencionadas, pelo intuito de levar em conta alternativas contestatórias da sociedade atual.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

GUSMÃO, R. “Identidades”, moda e arte-educação: pautando a diversidade de gênero na pós-modernidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 232–255, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.33870. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/33870. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos