Proposta de análise fílmica do jogo atoral

Wilson Grey, ator-camafeu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.35947

Palavras-chave:

estudos atorais, cinema brasileiro, história e estética do cinema

Resumo

Este artigo analisa o sistema de atuação do ator brasileiro Wilson Grey no cinema de acordo com a teoria do ator-autor (McGILLIGAN, 1975), destacando elementos que fazem a obra do intérprete ter uma impressão de constantes temáticas e formais. Grey tem a capacidade de perpassar por diversas fases do cinema brasileiro e, ao mesmo tempo, manter um jogo coerente e uniforme, segundo algumas premissas que visam a quebra com a transparência da atuação clássica e a reivindicação do gesto citacional e distanciado, construindo uma persona nos moldes das estrelas de cinema, embora ele não possa ser considerado inteiramente uma. Para descrever o ator, propomos a figura do ator-camafeu, um corpo que, à maneira da técnica de entalhar figuras em madeira ou outra superfície, salta do fundo da forma para chamar atenção para sua fisicalidade e superficialidade. Este artigo visa propor uma metodologia de análise fílmica que inclua o ator no centro das reflexões, alargando discussões a partir de questões ligadas à imagem e à construção narrativa.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

GUIMARÃES JUNIOR, P. M. . Proposta de análise fílmica do jogo atoral: Wilson Grey, ator-camafeu. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 6–35, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.35947. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/35947. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos