Emiliano Di Cavalcanti e Massimo Campigli e a vertigem das figuras femininas

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DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.40903

Palavras-chave:

Massimo Campigli, Emiliano Di Cavalcanti, figura feminina, arte moderna, etruscos

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a maneira como os artistas Massimo Campigli e Emiliano Di Cavalcanti trabalharam a representação da figura feminina em suas criações artísticas naprimeira metade do século 20. Embora atuantes em países distintos – França e Itália no caso de Campigli, Brasil no de Di Cavalcanti –, suas inúmeras criações de figuras femininas carregam intersecções significativas em dois sentidos: como reflexos do fenômeno do “retorno à ordem” e das políticas vigentes em seus países; e como formas de apropriação da figura feminina.

 

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Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Emiliano Di Cavalcanti e Massimo Campigli e a vertigem das figuras femininas. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 130–152, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.40903. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/40903. Acesso em: 25 dez. 2025.