Daguerreótipos de Agnès Varda
estética e política nas figurações da intimidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.44758Palavras-chave:
estética, política, Agnès Varda, Daguerreótipos, figurações da intimidadeResumo
Daguerreótipos (1975) é um documentário ou filme-ensaio de Agnès Varda (1928-2019), que apresenta retratos de seus vizinhos, os pequenos comerciantes da Rua Daguerre, em Paris. Esses retratos podem ser compreendidos como figurações da intimidade que refletem os limites entre eles e as aproximações decorrentes do cuidado com o qual a cineasta se endereça aos seus entrevistados. O texto desenvolve uma análise interpretativa que visa caracterizar essas figurações da intimidade através do olhar curioso e caloroso de Varda transposto para o filme em silêncio, longa duração e delicadeza. Também delineia uma dimensão política articulada à forma que Varda se aproxima de seus entrevistados,
como um modo de vida, e traz sua significação aos espectadores, por meio de sua cinescrita poética.
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