O invisível como memória visível
o acontecimento fotográfico e a fabulação do real desde três fotógrafos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.44839Palavras-chave:
Fotografia analógica, Acontecimento fotográfico, Fabulação, Arquivo, MemóriaResumo
O presente artigo propõe discutir o acontecimento na fotografia analógica
contemporânea, a partir da noção de abstração em Vilém Flusser e de uma análise das memórias vinculadas ao modo de funcionamento dos aparatos fotográficos. Os conceitos nos servem para olharmos como as obras dos fotógrafos brasileiros Claudia Andujar, Eustáquio Neves e Alice Miceli atuam como arquivos instáveis, latentes, construídos como um gesto de abstração e fabulação do real.
Referências
ALBRO, Jonas. The Cost of Our Choices: Alice Miceli’s Projeto Chernobyl at the Americas Society.
Arte Fuse, 1 jan. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2SW7i9Q. Acesso em: 14 out. 2020.
ARAÚJO, Paula Martinelli. Eustáquio Neves: sujeito fotográfico – memoria e imagen. 2018. 192 f.
Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo, 2018.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Forte. São Paulo: Perspectiva:
EDUSP, 1974.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
ERNST, Wolfgang. Media archaeography: method and machine versus history and narrative of
media. In: HUHTAMO, Erkki; PARIKKA, Jussi (ed.). Media Archaeology: Approaches, Applications,
and Implications. Berkeley: University of California Press, 2011. p. 239-255
ERNST, Wolfgang. Media archaeography: method and machine versus history and narrative of
media. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by
Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 55-73. Disponível em:
https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-thearchive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Underway to the Dual System: Classical Archives and Digital Memory. In: ERNST,
Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka.
Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 81-94. Disponível em:
https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-thearchive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Archives in Transition: Dynamic Media Memories. In: ERNST, Wolfgang. Digital
memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis:
University of Minnesota Press, 2013. p. 95-101. Disponível em:
https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-thearchive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
ERNST, Wolfgang. Arqueologia da mídia: método e máquina versus história e narrativa da mídia.
Tradução de Natália Aly. TECCGOS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 14, p. 42-62, jul.-
dez. 2016a. Disponível em: https://bit.ly/36jyirL. Acesso em: 27 set. 2020.
ERNST, Wolfgang. Chronopoetics: The Temporal Being and Operativity of Technological Media.
London: Rowman & Littlefield, 2016b.
ERNST, Wolfgang. Texts and notes on media tempor(e)alities. Disponível em:
sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjb24jamvbsAhUmHbkGHds0ApUQFjAAe
gQIBRAC&url=https%3A%2F%2Fwww.musikundmedien.hu-berlin.de%2Fde
%2Fmedienwissenschaft%2Fmedientheorien%2Fernst-in-english%2Fpdfs%2Fmediatime.pdf&usg=AOvVaw19lB6xOwI8xltsvOvuafuv. Acesso em: 7 out. 2020.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas
históricas, volume I. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FALCI, Carlos. Condições para a construção de cibernarrativas a partir do conceito de imersão.
216 f. Tese (Doutorado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura,
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
FALCI, Carlos. Uma poética dos rastros com ambientes efêmeros de memória. In: GOBIRA, Pablo;
MUCELLI, Tadeus. Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas. Belo Horizonte:
Editora UEMG, 2017. p. 244-257. Disponível em: https://bit.ly/3jlmoBp. Acesso em: 30 set. 2020.
FATORELLI, Antônio. Do analógico ao digital: negociações e ultrapassagens. In: Dossiê: Fotografia e
Audiovisual: aproximações possíveis? Ícone, v. 15, n. 2, out. 2014.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Coimbra: Annablume, 2012.
FONSECA, Márcio. Casa Memória do Filme – Eustáquio Neves: obra sobre papel abre a exposição
“Memória do Filme”, com obras inéditas do renomado fotógrafo Eustáquio Neves. ArtArte, 27 abr.
Disponível em: https://bit.ly/3iX3jEJ. Acesso em: 14 out. 2020.
GALERIA: MEMÓRIA DO Filme, de Eustáquio Neves. About Light, 26 abr. 2018. Disponível em:
https://bit.ly/3lYkOGL. Acesso em: 14 out. 2020.
HORN, Evelyse Lins. Fotografia-expressão: a fotografia entre o documental e a arte contemporânea.
XI Prêmio Funarte de Fotografia 2010, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3l0BPzh. Acesso em: 28
set. 2020.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução de
Beatriz Perrone-Moisés. Prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: Companhia das Letras,
LOMBARDI, Kátia Hallak. Fotografias de conflito: o que permanece? Discursos fotográficos,
Londrina, v. 7, n. 11, p. 13-32, jul./dez. 2011.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de C. A. de Ribeiro de Moura. São
Paulo: Martins Fontes, 1999.
MICELI, Alice. Sem entrada e sem saída: o diário de viagem da fotógrafa Alice Miceli rumo a
Chernobyl. Revista de Fotografia Zum, 11 jul. 2018. Disponível em:
https://revistazum.com.br/radar/alice-miceli-chernobyl/. Acesso em: 14 out. 2020.
MICELI, Alice; LAVIGNE, Nathalia. Radiação, campos minados e epidemias: a artista Alice Miceli
investiga espaços atravessados pelo invisível. Revista de Fotografia Zum, 29 maio 2020. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/entrevista-alice-miceli/. Acesso em: 14
out. 2020.
MICELI, Alice. Paisagens misteriosas: Alice Miceli entrevistada por Louis Bury. Bomb Magazine, 9
jan. 2020. Disponível em: https://bombmagazine.org/articles/uncanny-landscapes-alice-miceliinterviewed/. Acesso em: 15 dez. 2020.
NEVES, Eustáquio. In: Exposição Memória do Filme. Chicken or pasta, 2018. Disponível em:
https://chickenorpasta.com.br/guia-fim-de-semana/as-boas-do-mes-de-julho-em-belohorizonte/para-inspirar. Acesso em: 7 jun. 2023.
NOGUEIRA, Thyago (org.). Claudia Andujar: a luta Yanomami. 2. ed. São Paulo: Instituto Moreira
Sales, 2019.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.
SOARES, Francisco; CRUZ, Maria Teresa. Estórias Portugal-África: concepção de um espaço digital de
partilha. Media e Jornalismo, v. 16, n. 29, p. 27-42, 2016. Disponível em:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_2. Acesso em: 27 set. 2020.
SOARES, Lílian. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Resenha do texto de André
Rouillé (São Paulo: Editora SENAC, 2009). Revista Poiésis, n. 15, p. 243-246, jul. 2010. Disponível em:
http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis15/Poiesis_15_Fotografia.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.
SORREL, Charlie. Blind Camera Takes Photos From Other Side of the World. Wired, 3 maio 2010.
Disponível em: https://bit.ly/31no46H. Acesso em: 14 out. 2020.
SPIEKER. Sven. The Big Archive: Art from Bureaucracy. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 131-192.
Disponível em: https://bit.ly/3dVTxl8. Acesso em: 25 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bárbara Lissa, Maria Vaz, Carlos Falci, Bruni Emanuele Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.