O invisível como memória visível

o acontecimento fotográfico e a fabulação do real desde três fotógrafos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.44839

Palavras-chave:

Fotografia analógica, Acontecimento fotográfico, Fabulação, Arquivo, Memória

Resumo

O presente artigo propõe discutir o acontecimento na fotografia analógica contemporânea, a partir da noção de abstração em Vilém Flusser e de uma análise das memórias vinculadas ao modo de funcionamento dos aparatos fotográficos. Os conceitos nos servem para olharmos como as obras dos fotógrafos brasileiros Claudia Andujar, Eustáquio Neves e Alice Miceli atuam como arquivos instáveis, latentes, construídos como um gesto de abstração e fabulação do real.

Biografia do Autor

Bárbara Lissa, UFMG

Licenciada em Letras/UFMG, bacharel em Artes Plásticas/Guignard (Escultura e Gravura em Metal), UEMG, mestre em Artes na linha de pesquisa Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-Artes/EBA/UFMG) e doutoranda em Estudos Literários pelo programa Pós-Lit da UFMG. Lattes disponível em: <http://lattes.cnpq.br/2908416351338551>.

Maria Vaz, UFMG

Bacharel em Artes Plásticas/Guignard (Fotografia), UEMG, e mestre em Artes na linha de pesquisa Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-Artes/EBA/UFMG). Lattes disponível em: <http://lattes.cnpq.br/1124464480225067>.

Carlos Falci, UFMG

Doutor em Literatura/UFSC, professor associado da Escola de Belas Artes da UFMG,  atua no Programa de Pós-Graduação em Artes na linha de pesquisa em Poéticas Tecnológicas. Lattes disponível em <http://lattes.cnpq.br/5171993076380836>.

Bruni Emanuele Fernandes, UFMG

Bacharel em Letras, com ênfase em Estudos de Edição  (UFMG), e mestre em Artes na linha de pesquisa Artes Visuais pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-Artes/EBA/UFMG). Lattes disponível em: <http://lattes.cnpq.br/0733115188622225>.  

Referências

ALBRO, Jonas. The Cost of Our Choices: Alice Miceli’s Projeto Chernobyl at the Americas Society. Arte Fuse, 1 jan. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2SW7i9Q. Acesso em: 14 out. 2020.

ARAÚJO, Paula Martinelli. Eustáquio Neves: sujeito fotográfico – memoria e imagen. 2018. 192 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Forte. São Paulo: Perspectiva: EDUSP, 1974.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

ERNST, Wolfgang. Media archaeography: method and machine versus history and narrative of media. In: HUHTAMO, Erkki; PARIKKA, Jussi (ed.). Media Archaeology: Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press, 2011. p. 239-255

ERNST, Wolfgang. Media archaeography: method and machine versus history and narrative of media. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 55-73. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

ERNST, Wolfgang. Underway to the Dual System: Classical Archives and Digital Memory. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 81-94. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

ERNST, Wolfgang. Archives in Transition: Dynamic Media Memories. In: ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Edited and with an Introduction by Jussi Parikka. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013. p. 95-101. Disponível em: https://djaballahcomps.files.wordpress.com/2013/06/ernst-wolfgang-digital-memory-and-the-archive-2013.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

ERNST, Wolfgang. Arqueologia da mídia: método e máquina versus história e narrativa da mídia. Tradução de Natália Aly. TECCGOS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 14, p. 42-62, jul.-dez. 2016a. Disponível em: https://bit.ly/36jyirL. Acesso em: 27 set. 2020.

ERNST, Wolfgang. Chronopoetics: The Temporal Being and Operativity of Technological Media. London: Rowman & Littlefield, 2016b.

ERNST, Wolfgang. Texts and notes on media tempor(e)alities. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjb24jamvbsAhUmHbkGHds0ApUQFjAAegQIBRAC&url=https%3A%2F%2Fwww.musikundmedien.hu-berlin.de%2Fde%2Fmedienwissenschaft%2Fmedientheorien%2Fernst-in-english%2Fpdfs%2Fmedia-time.pdf&usg=AOvVaw19lB6xOwI8xltsvOvuafuv. Acesso em: 7 out. 2020.

FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, volume I. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FALCI, Carlos. Condições para a construção de cibernarrativas a partir do conceito de imersão. 2007. 216 f. Tese (Doutorado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

FALCI, Carlos. Uma poética dos rastros com ambientes efêmeros de memória. In: GOBIRA, Pablo; MUCELLI, Tadeus. Configurações do pós-digital: arte e cultura tecnológicas. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2017. p. 244-257. Disponível em: https://bit.ly/3jlmoBp. Acesso em: 30 set. 2020.

FATORELLI, Antônio. Do analógico ao digital: negociações e ultrapassagens. In: Dossiê: Fotografia e Audiovisual: aproximações possíveis? Ícone, v. 15, n. 2, out. 2014.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas. Coimbra: Annablume, 2012.

FONSECA, Márcio. Casa Memória do Filme – Eustáquio Neves: obra sobre papel abre a exposição “Memória do Filme”, com obras inéditas do renomado fotógrafo Eustáquio Neves. ArtArte, 27 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3iX3jEJ. Acesso em: 14 out. 2020.

GALERIA: MEMÓRIA DO Filme, de Eustáquio Neves. About Light, 26 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3lYkOGL. Acesso em: 14 out. 2020.

HORN, Evelyse Lins. Fotografia-expressão: a fotografia entre o documental e a arte contemporânea. XI Prêmio Funarte de Fotografia 2010, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3l0BPzh. Acesso em: 28 set. 2020.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. Prefácio de Eduardo Viveiros de Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LOMBARDI, Kátia Hallak. Fotografias de conflito: o que permanece? Discursos fotográficos, Londrina, v. 7, n. 11, p. 13-32, jul./dez. 2011.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de C. A. de Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MICELI, Alice. Sem entrada e sem saída: o diário de viagem da fotógrafa Alice Miceli rumo a Chernobyl. Revista de Fotografia Zum, 11 jul. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/radar/alice-miceli-chernobyl/. Acesso em: 14 out. 2020.

MICELI, Alice; LAVIGNE, Nathalia. Radiação, campos minados e epidemias: a artista Alice Miceli investiga espaços atravessados pelo invisível. Revista de Fotografia Zum, 29 maio 2020. Disponível em: https://revistazum.com.br/zum-quarentena/entrevista-alice-miceli/. Acesso em: 14 out. 2020.

MICELI, Alice. Paisagens misteriosas: Alice Miceli entrevistada por Louis Bury. Bomb Magazine, 9 jan. 2020. Disponível em: https://bombmagazine.org/articles/uncanny-landscapes-alice-miceli-interviewed/. Acesso em: 15 dez. 2020.

NEVES, Eustáquio. In: Exposição Memória do Filme. Chicken or pasta, 2018. Disponível em: https://chickenorpasta.com.br/guia-fim-de-semana/as-boas-do-mes-de-julho-em-belo-horizonte/para-inspirar. Acesso em: 7 jun. 2023.

NOGUEIRA, Thyago (org.). Claudia Andujar: a luta Yanomami. 2. ed. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2019.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. da Unicamp, 2007.

SOARES, Francisco; CRUZ, Maria Teresa. Estórias Portugal-África: concepção de um espaço digital de partilha. Media e Jornalismo, v. 16, n. 29, p. 27-42, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.14195/2183-5462_29_2. Acesso em: 27 set. 2020.

SOARES, Lílian. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Resenha do texto de André Rouillé (São Paulo: Editora SENAC, 2009). Revista Poiésis, n. 15, p. 243-246, jul. 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis15/Poiesis_15_Fotografia.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

SORREL, Charlie. Blind Camera Takes Photos From Other Side of the World. Wired, 3 maio 2010. Disponível em: https://bit.ly/31no46H. Acesso em: 14 out. 2020.

SPIEKER. Sven. The Big Archive: Art from Bureaucracy. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 131-192. Disponível em: https://bit.ly/3dVTxl8. Acesso em: 25 out. 2020.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

LISSA, B.; VAZ, M.; FALCI, C.; FERNANDES, B. E. O invisível como memória visível: o acontecimento fotográfico e a fabulação do real desde três fotógrafos brasileiros. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 28, p. 230–248, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.44839. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/44839. Acesso em: 11 maio. 2024.