Poéticas visuais do encontro ao fotografar a performance cênica de Neci
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45300Palavras-chave:
Teatro, Fotografia, Poética visual, PerformanceResumo
Resultado de investigação cênica realizada pela Cia. Ortaet de Teatro, Neci remonta as experiências narrativas da sertaneja idosa e contadora de histórias em comunidade rural
de Quixelô, no Ceará. Ao interagir com a performance a partir da ação fotográfica, a poética visual se redimensiona ao inserir o fotógrafo como um dos agentes na cena e ao tomar outras dimensões imagéticas como construções de sentidos resultantes do encontro.
Neste ensaio, dialogo com Rancière (2012) para discutir as possibilidades de agência dos
sujeitos envolvidos na instabilidade de sentidos da cena teatral e, nisto, realizar este exercício em que a fotografia desponta como inscrição narrativa dos encontros na experiência cênica.
Referências
CIA ORTAET DE TEATRO. Neci. Direção: José Filho. Iguatu: Cia. Ortaet de Teatro, 2021.
MORICEAU, Jean-Luc. Afetos na pesquisa acadêmica. Belo Horizonte: FAFICH: PPGCom UFMG, 2020.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Ed. WMF Martins, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Macêdo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.