A janela e a grade na pintura de Luiz Zerbini e Ana Calzavara
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.46134Palavras-chave:
Luiz Zerbini., Ana Calzavara., Janela Albertiana., Grade Modernista., Pintura Contemporânea.Resumo
O artigo aborda a pintura dos brasileiros Luiz Zerbini e Ana Calzavara, sobretudo trabalhos que exibem o motivo da “vista através de uma janela aberta”, com o intuito de discutir o efeito peculiar de ambiguidade espacial – a alternância entre espaço profundo, raso e decorativo – visível nessa produção. Sugere, tendo em vista o pluralismo estilístico da arte contemporânea, que os artistas alcançaram tal efeito ao considerar a vista através de uma janela aberta como motivo que favorece a reunião de diferentes protótipos pictóricos, o da
janela albertiana e o da grade modernista. Como via de investigação da questão levantada, o texto adota a análise da “poiética/poética” de Zerbini e Calzavara.
Referências
ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. Tradução: Antonio da Silveira Mendonça. 4. ed. rev. Campinas:
Editora da Unicamp, 2014.
CALZAVARA, Ana Lucia. Frestas. 2006. 125 p. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) – Escola de
Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
CALZAVARA, Ana Lucia. Entremeios. 2012. 78 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de
Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
CARROLL, Noël. Art, History, and Narrative. In: CARROLL, Noël. Beyond Aesthetics: Philosophical
Essays. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2003. p. 63-156.
CATTANI, Icleia Borsa. Poiéticas e poéticas da mestiçagem. In: CATTANI, Icleia Borsa (org.).
Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p. 11-16.
COUTINHO, Wilson. Festa e democracia na arte do Parque Lage. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23
jul. 1984. Caderno B, p. 6.
DA VINCI, Leonardo. Tratado da pintura. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura – vol. 13: o
ateliê do pintor. Coordenação de tradução: Magnólia Costa. São Paulo: Editora 34, 2014. p. 119-129.
DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Tradução: Sergio
Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
FABRIS, Annateresa. Diálogos entre imagens: fotografia e pintura na pop art britânica III. Revista
Porto Arte, Porto Alegre, v. 16, n. 27, p. 99-118, nov. 2009.
FARIAS, Agnaldo. Breve roteiro para um panorama complexo: a produção contemporânea (1980 a
. In: AGUILAR, Nelson (org.). Bienal Brasil Século XX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo,
p. 424-441.
FARIAS, Agnaldo. Luiz Zerbini. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010.
GOMBRICH, Ernest Hans. Expressão e comunicação. In: GOMBRICH, Ernest Hans. Meditações sobre
um cavalinho de pau e outros ensaios sobre a teoria da arte. Tradução: Geraldo Gerson de Souza.
São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999. p. 56-69.
GUASCH, Anna Maria. Las exposiciones em tanto conciencia de uma época. In: GUASCH, Anna Maria
(ed.). Los manifiestos del arte posmoderno. Textos de exposiciones, 1980-1995. Madrid: Ediciones
Akal, 2000. p. 5-10.
KRAUSS, Rosalind E. Grids. October, v. 9, p. 50-64, Summer 1979.
LEAL, Paulo Roberto; MAGGER, Sandra; COSTA, Marcus de Lontra. A bela enfurecida. Módulo, Rio de
Janeiro, edição especial “Como vai você, Geração 80?”, jul./ago. 1984.
MONNERAT, Débora; ZERBINI; Luiz; MELLO; Luiza. Cronologia. In: FARIAS, Agnaldo. Luiz Zerbini. Rio
de Janeiro: Aeroplano, 2010. p. 151-172.
OLIVA, Achille Bonito. La Trans-Avanguardia Italiana. Flash Art, [S. l.], 27 mai. 2017. Disponível em:
https://flash---art.it/article/la-trans-avanguardia-italiana/. Acesso em: 2 jan. 2023.
REWALD, Sabine. Reflections on the Open Window. In: REWALD, Sabine. Rooms with a View: The
Open Window in the 19th Century. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2011. p. 3-20.
SOLSO, Robert. Cognition and the Visual Arts. Cambridge, MA: MIT Press: Bradford, 1994.
ZERBINI, Luiz. Entrevista. Rio de Janeiro, 28 set. 2009. [Entrevista cedida a] Alexandre Gabriel, Anna
Dantes, Charles Watson e Luiza Mello. In: FARIAS, Agnaldo. Luiz Zerbini. Rio de Janeiro: Aeroplano,
p. 83-131.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Wagner Jonasson da Costa Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.