A janela e a grade na pintura de Luiz Zerbini e Ana Calzavara

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.46134

Palavras-chave:

Luiz Zerbini., Ana Calzavara., Janela Albertiana., Grade Modernista., Pintura Contemporânea.

Resumo

O artigo aborda a pintura dos brasileiros Luiz Zerbini e Ana Calzavara, sobretudo trabalhos que exibem o motivo da “vista através de uma janela aberta”, com o intuito de discutir o efeito peculiar de ambiguidade espacial – a alternância entre espaço profundo, raso e decorativo – visível nessa produção. Sugere, tendo em vista o pluralismo estilístico da arte contemporânea, que os artistas alcançaram tal efeito ao considerar a vista através de uma janela aberta como motivo que favorece a reunião de diferentes protótipos pictóricos, o da
janela albertiana e o da grade modernista. Como via de investigação da questão levantada, o texto adota a análise da “poiética/poética” de Zerbini e Calzavara.

Referências

ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. Tradução: Antonio da Silveira Mendonça. 4. ed. rev. Campinas:

Editora da Unicamp, 2014.

CALZAVARA, Ana Lucia. Frestas. 2006. 125 p. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) – Escola de

Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

CALZAVARA, Ana Lucia. Entremeios. 2012. 78 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de

Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

CARROLL, Noël. Art, History, and Narrative. In: CARROLL, Noël. Beyond Aesthetics: Philosophical

Essays. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2003. p. 63-156.

CATTANI, Icleia Borsa. Poiéticas e poéticas da mestiçagem. In: CATTANI, Icleia Borsa (org.).

Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. p. 11-16.

COUTINHO, Wilson. Festa e democracia na arte do Parque Lage. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23

jul. 1984. Caderno B, p. 6.

DA VINCI, Leonardo. Tratado da pintura. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura – vol. 13: o

ateliê do pintor. Coordenação de tradução: Magnólia Costa. São Paulo: Editora 34, 2014. p. 119-129.

DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Tradução: Sergio

Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

FABRIS, Annateresa. Diálogos entre imagens: fotografia e pintura na pop art britânica III. Revista

Porto Arte, Porto Alegre, v. 16, n. 27, p. 99-118, nov. 2009.

FARIAS, Agnaldo. Breve roteiro para um panorama complexo: a produção contemporânea (1980 a

. In: AGUILAR, Nelson (org.). Bienal Brasil Século XX. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo,

p. 424-441.

FARIAS, Agnaldo. Luiz Zerbini. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010.

GOMBRICH, Ernest Hans. Expressão e comunicação. In: GOMBRICH, Ernest Hans. Meditações sobre

um cavalinho de pau e outros ensaios sobre a teoria da arte. Tradução: Geraldo Gerson de Souza.

São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999. p. 56-69.

GUASCH, Anna Maria. Las exposiciones em tanto conciencia de uma época. In: GUASCH, Anna Maria

(ed.). Los manifiestos del arte posmoderno. Textos de exposiciones, 1980-1995. Madrid: Ediciones

Akal, 2000. p. 5-10.

KRAUSS, Rosalind E. Grids. October, v. 9, p. 50-64, Summer 1979.

LEAL, Paulo Roberto; MAGGER, Sandra; COSTA, Marcus de Lontra. A bela enfurecida. Módulo, Rio de

Janeiro, edição especial “Como vai você, Geração 80?”, jul./ago. 1984.

MONNERAT, Débora; ZERBINI; Luiz; MELLO; Luiza. Cronologia. In: FARIAS, Agnaldo. Luiz Zerbini. Rio

de Janeiro: Aeroplano, 2010. p. 151-172.

OLIVA, Achille Bonito. La Trans-Avanguardia Italiana. Flash Art, [S. l.], 27 mai. 2017. Disponível em:

https://flash---art.it/article/la-trans-avanguardia-italiana/. Acesso em: 2 jan. 2023.

REWALD, Sabine. Reflections on the Open Window. In: REWALD, Sabine. Rooms with a View: The

Open Window in the 19th Century. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2011. p. 3-20.

SOLSO, Robert. Cognition and the Visual Arts. Cambridge, MA: MIT Press: Bradford, 1994.

ZERBINI, Luiz. Entrevista. Rio de Janeiro, 28 set. 2009. [Entrevista cedida a] Alexandre Gabriel, Anna

Dantes, Charles Watson e Luiza Mello. In: FARIAS, Agnaldo. Luiz Zerbini. Rio de Janeiro: Aeroplano,

p. 83-131.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

LIMA, W. J. da C. A janela e a grade na pintura de Luiz Zerbini e Ana Calzavara. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 31, p. 6–26, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.46134. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/46134. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta