A reinvenção de um gesto
o desenho e suas origens
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.47874Palavras-chave:
Dibutades. Desenho. Sombras. projeção.Resumo
Esse artigo revisita a lenda de Dibutades contada por Plínio, o Velho a partir da perspectiva da linguagem do desenho, procurando analisar os principais elementos fundadores dessa história, como as sombras, a inscrição, a projeção e suas relações com uma fenomenologia do desenhar. O caminho que transforma a lenda de origem da pintura em lenda da origem do desenho, ao mesmo tempo que reforça o seu caráter mítico, prepara a autonomia do desenho na arte.
Referências
BISCHOFF, Ulrich. Eduard Munch. Taschen, Paris, 1993.
DUBOIS, Philippe. L’acte photographique. Paris: Nathan, 1990.
ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Editora Perspectiva, São Paulo, 1972.
FRESNAULT-DERUELLE, Pierre. Le reflet opaque: le revenant, la mort, le diable (petite iconologie de l’ombre portée), in Semiotica, vol. 79, 1990, p. 148.
GOMBRICH. E. H. Ombres Portées: leur représentation dans l’art occidental. Edições Gallimard, Paris, 1996.
Referência suprimida para fins de avaliação do artigo.
Referência suprimida para fins de avaliação do artigo.
HAAS, Patrick de. Entre projectile et projet: aspects de la projection dans les années vingt. In: Projections: les transports de l’image. Editora Hazan, 1997.
HUTTER, Heribert. Drawing: history and technique. Thames and Hudson, Londres, 1968.
KAUFMANN, Thomas da Costa. The Perspective of Shadows: the history of the theory of shadow projection, in Journal of the Warburg an Courtald Institutes, vol. 38, 1975, pp. 258-287.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phenomenologie de la perception. Edições Gallimard, Paris,1998.
PLÍNIO, o Velho. The Natural History. John Bostock, M.D., F.R.S. H.T. Riley, Esq., B.A. London. Taylor and Francis, Red Lion Court, Fleet Street. 1855. (http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus%3Atext%3A1999.02.0137%3Abook%3D35%3Achapter%3D43)
ROSAND, David. Drawing Acts: studies in graphic expression and representation. Cambridge University Press, 2002.
ROSEBLUM, Robert. The Origin of Painting: A Problem in the Iconography of Romantic Classicism, in The Art Bulletin, Vol. 39, No. 4, Dec., 1957, pp. 279-290.
STOICHITA, Victor. Short History of Shadows. Reaktion Books, Londres, 1997.
VÁLERY, Paul. Degas Dance Dessin. Edições Gallimard, Paris, 1983.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-13 (2)
- 2024-04-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávio Roberto Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.