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A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg

Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)

Autores

  • Rafael Fava Belúzio Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48143

Palavras-chave:

Steven Spielberg, técnica, subjetividade, hermenêutica, estética

Resumo

O texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética.

Biografia do Autor

  • Rafael Fava Belúzio, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutor em Estudos Literários (UFMG).

Referências

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Filmes mencionados de Steven Spielberg, em ordem cronológica:

ENCURRALADO. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1971. Título original: Duel

LOUCA Escapada. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1974. Título original: The Sugarland Express.

TUBARÃO. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1975. Título original: Jaws.

CONTATOS Imediatos do Terceiro Grau. Direção: Steven Spielberg. EUA/Reino Unido, 1977. Título original: Close Encounters of the Third Kind.

CAÇADORES da Arca Perdida, Os. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1981. Título original: Raiders of the Lost Ark.

E. T.: O Extraterrestre. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1982. Título original: E. T.: The Extraterrestrial.

INDIANA Jones e o Templo da Perdição. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1984. Título original: Indiana Jones and the Temple of Doom.

INDIANA Jones e a Última Cruzada. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1989. Título original: Indiana Jones and the Last Crusade.

JURASSIC Park: Parque dos Dinossauros. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1993. Título original: Jurassic Park.

LISTA de Schindler, A. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1993. Título original: Schindler’s List.

MUNDO Perdido: Jurassic Park, O. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1997. Título original: The Lost World: Jurassic Park.

RESGATE do Soldado Ryan, O. Direção: Steven Spielberg. EUA, 1998. Título original: Saving Private Ryan.

A. I.: Inteligência Artificial. Direção: Steven Spielberg. EUA/Reino Unido, 2001. Título original: A. I.: Artificial Inteligence.

MINORITY Report: A Nova Lei. Direção: Steven Spielberg. EUA, 2002. Título original: Minority Report.

PRENDA-ME se for Capaz. Direção: Steven Spielberg. EUA/Canadá, 2002. Título original: Catch Me If You Can.

TERMINAL, O. Direção: Steven Spielberg. EUA, 2004. Título original: The Terminal.

GUERRA DOS MUNDOS. Direção: Steven Spielberg. EUA, 2005. Título original: War of the Worlds.

MUNIQUE. Direção: Steven Spielberg. EUA/Canadá/França, 2005. Título original: Munich.

INDIANA Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Direção: Steven Spielberg. EUA, 2008. Título original: Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull.

CAVALO de Guerra. Direção: Steven Spielberg. EUA/Índia, 2011. Título original: War Horse.

JOGADOR Nº 1. Direção: Steven Spielberg. EUA/Índia, 2018. Título original: Ready Player One.

FABELMANS, Os. Direção: Steven Spielberg. EUA/Índia, 2022. Título original: The Fabelmans.

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Publicado

2024-04-01

Versões

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022). PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 385–402, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48143. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143. Acesso em: 19 dez. 2024.

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