A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg

Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)

Autores

  • Rafael Fava Belúzio Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48143

Palavras-chave:

Steven Spielberg, técnica, subjetividade, hermenêutica, estética

Resumo

O texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética.

Biografia do Autor

Rafael Fava Belúzio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Estudos Literários (UFMG).

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.

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Publicado

2024-04-01 — Atualizado em 2024-05-13

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Como Citar

BELÚZIO, R. F. A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022). PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 385–402, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48143. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta