A dimensão crítica dos escritos de artistas na arte contemporânea

Autores

  • Sandra Rey

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Crítica de arte, Arte moderna

Resumo

O artigo aborda as especificidades dos escritos de artistas enquanto instrumental para pensar a inserção da produção pessoal no campo da arte e seus possíveis desdobramentos, contextualizando essa prática numa análise retrospectiva e discorrendo sobre as dificuldades epistemológicas inerentes a esse tipo de reflexão.

Biografia do Autor

Sandra Rey

É doutora em Artes e Ciências da Arte pela Universidade de Paris I, França. Professora no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na área de Poéticas Visuais na pósgraduação e Computação Gráfica, na graduação. Coordena o projeto de pesquisa “Processos híbridos na arte contemporânea”-UFRGS/CNPq.

Referências

BAL, Mieke. El esencialismo visual y el objeto de los estudios visuales. Estudios Visuales 2, Madrid, Deciembre 2004.

BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002 (Coleção Visualidade).

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Tradução de Sandra Rey. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.

DUCHAMP, Marcel. Le processus créatif. Paris: L’Echoppe, 1992.

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Org.). Escritos de artistas, anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

Groupe de Recherches Esthétiques CNRS. Recherches poïétiques, Tome I. Paris: Kincklisieck, 1975.

MORIN, Edgar. O método 3, conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir da Silva. Porto Alegre: Sulinas, 2005.

REY, Sandra. A instauração da imagem como dispositivo de ver através. Porto Arte, v. 21, p. 33-51, 2004.

REY, Sandra. Cruzamentos entre o real e o (im)possível: transversalidades entre o “isso foi” da fotografia de base química e o “isso pode ser” da imagem numérica. Porto Arte, v. 13, p. 37-48, 2005.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002 (Coleção Visualidade).

Downloads

Publicado

2023-10-20

Como Citar

REY, S. A dimensão crítica dos escritos de artistas na arte contemporânea. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 8–15, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48438. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática