A dimensão crítica dos escritos de artistas na arte contemporânea
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Crítica de arte, Arte modernaResumo
O artigo aborda as especificidades dos escritos de artistas enquanto instrumental para pensar a inserção da produção pessoal no campo da arte e seus possíveis desdobramentos, contextualizando essa prática numa análise retrospectiva e discorrendo sobre as dificuldades epistemológicas inerentes a esse tipo de reflexão.
Referências
BAL, Mieke. El esencialismo visual y el objeto de los estudios visuales. Estudios Visuales 2, Madrid, Deciembre 2004.
BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002 (Coleção Visualidade).
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte. Tradução de Sandra Rey. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.
DUCHAMP, Marcel. Le processus créatif. Paris: L’Echoppe, 1992.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (Org.). Escritos de artistas, anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
Groupe de Recherches Esthétiques CNRS. Recherches poïétiques, Tome I. Paris: Kincklisieck, 1975.
MORIN, Edgar. O método 3, conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir da Silva. Porto Alegre: Sulinas, 2005.
REY, Sandra. A instauração da imagem como dispositivo de ver através. Porto Arte, v. 21, p. 33-51, 2004.
REY, Sandra. Cruzamentos entre o real e o (im)possível: transversalidades entre o “isso foi” da fotografia de base química e o “isso pode ser” da imagem numérica. Porto Arte, v. 13, p. 37-48, 2005.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002 (Coleção Visualidade).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.