Intermidialidade
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, mídiasResumo
Esta discussão introdutória sobre a intermidialidade como um cruzamento de fronteiras entre mídias começa pela procura por diferentes maneiras de se definir mídia (de comunicação), considerando especialmente seus aspectos materiais, no contexto das humanidades, que inclui reconceber “as artes” como mídias. Três maneiras fundamentais de interação entre mídias são destacadas através da referência particular a artigos incluídos no presente volume: a combinação de mídias (por exemplo, em histórias em quadrinhos ou no graffiti); referências intermidiáticas (por exemplo, ao teatro ou à pintura, em filmes); e a transposição midiática (por exemplo, na adaptação de romances para o cinema).
Referências
ABRIOUX, Ives. Ian Hamilton Finlay. A visual primer. Com notas introdutórias e comentários de Stephen Bann. 2. ed., rev. e ampliada. Cambridge, MA: MIT Press, 1995.
ARVIDSON, Jens; ASKANDER, Mikael; BRUHN, Jørgen; FÜHRER, Heidrun (Org.). Changing borders. Contemporary positions in intermediality. Lund: Intermedia Studies Press, 2007.
ÁVILA, Affonso. Um depoimento muito pessoal. Nesta revista. p. 50-58.
BOHN, Rainer; MÜLLER, Eggo; RUPPERT, Rainer. Die Wirklichkeit im Zeitalter ihrer technischen Fingierbarkeit. Introdução a BOHN; MÜLLER; RUPPERT (Org.). Ansichten einer künftigen Medienwissenschaft. Berlin: Sigma Bohn, 1988. p. 7-27.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation. Understanding new media. Cambridge, MA; London: MIT Press, 2000 [11999].
CIFUENTES, Adolfo. Entre a caixa preta e o cubo branco. O vídeo, a imagem-movimento, no contexto das Artes Plásticas. Nesta revista. p. 59-74.
CLÜVER, Claus. Ekphrasis reconsidered. On verbal representations of non-verbal texts. In: LAGERROTH, Ulla-Britta; LUND, Hans; HEDLING, Erik (Org.). Interart poetics. Essays on the interrelations between the arts and media. Amsterdam e Atlanta, GA: Rodopi, 1997. p. 19- 33.
CLÜVER, Claus. Estudos interartes. Orientação crítica. Trad. Yun Jung Im e Claus Clüver, rev. Helena Carvalhão Buescu. In: BUESCU, Helena; DUARTE, João Ferreira; GUSMÃO, Manuel (Org.). Floresta encantada. Novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001. p. 333-59; Bibliografia [sobre literatura e outras artes] p. 361-82. (Orig. em inglês, 1992, rev. 2000).
CLÜVER, Claus. Inter textus / inter artes / inter media. Trad. Elcio Loureiro Cornelsen et al. Aletria. Revista de estudos de literatura. Belo Horizonte: CEL, FALE, Universidade Federal de Minas Gerais, n. 14, p. 11-41, Jul.-Dez. 2006. (Orig. em alemão, 2001).
CLÜVER, Claus. Musical train rides in the classroom. Indiana Theory Review. Indiana University School of Music, v. 12, p. 163-85, 1991.
CLÜVER, Claus. On intersemiotic transposition. Poetics Today, v. 10, p. 55-90, 1989. Trad. brasileira: Da transposição intersemiótica. Trad. Thaïs Flores Nogueira Diniz, Claus Clüver, Yun Jung Im et al. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível. Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduaςão em Letras: Estudos Literários, FALE, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. p. 107-166.
ELLESTRÖM, Lars. The modalities of media. A model for understanding intermedial relations. In: ELLESTRÖM, Lars (Org.). Media borders, multimodality, and intermediality. [2009.] p. 4-33. [2009 a].
ELLESTRÖM, Lars (Org.). Media borders, multimodality, and intermediality. New York: Palgrave Mcmillan, [publicação prevista para 2009] [2009 b].
GERACE, Rodrigo. Intermidialidade em Dogville. Nesta revista. p. 75-87.
HILL, Marcos. Meu Brasil brasileiro, meu mulato…? Intermidialidade e etnicidade em discursos visuais sobre a mestiçagem afrobrasileira. Nesta revista. p. 88-99.
HOEK, Leo H. La transposition intersémiotique. Pour une classification pragmatique. In: HOEK, Leo H.; MEERHOFF, Kees (Org.). Rhétorique et image. Textes en hommage à A. Kibédy Varga. Amsterdam: Rodopi, 1995. p. 65-80. Trad. brasileira: A transposição intersemiótica: por uma classificação pragmática. Trad. Márcia Arbex e Frederico Marques Sabino. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível. Ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-graduaςão em Letras: Estudos Literários, FALE, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. p. 167-189.
HORTA, Eugênio Paccelli da Silva. Estado da dúvida. Nesta revista. p. 100-112.
JAKOBSON, Roman. On linguistic aspects of translation. Selected writings. Word and language. The Hague: Mouton, 1971. v. 2, p. 260-266.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laokoön; oder: Über die Grenzen der Malerei und Poesie. 1766. Trad. inglesa: Laocoön. An essay on the limits of painting and poetry. Trad. com introdução e notas, Edward Allen McCormick. Baltimore, MD: The Johns Hopkins University Press, 1984.
MAYER, Hansjörg. alphabet. 1963. In: MAYER, Hansjörg (Org.). publikationen der edition / und arbeiten von hansjörg mayer. Catálogo, exposição em Den Haag: Haags Gemeentemuseum, 1968. p. 156.
MELENDI, Maria Angélica. Território dos poemas silenciosos. O jardim de sendeiros que confluem. Nesta revista. p. 39-49.
MOSER, Walter. As relações entre as artes. Por uma arqueologia da intermidialidade. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis, rev. Walter Moser e Márcio Bahia. Aletria. Revista de estudos de literatura. Belo Horizonte: CEL, FALE, Universidade Federal de Minas Gerais, n. 14, p. 42-65, jul.-dez. 2006.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. As artes na ficção de Machado de Assis. Pintura, teatro, música. Nesta revista. p. 24-38.
PENNACHIN, Deborah Lopes Transcodificações criativas no graffiti contemporâneo. Um estudo intersemiósico. Nesta revista. p. 113-126.
RAJEWSKY, Irina. Border talks. The problematic status of media borders in the current debate about intermediality. In: ELLESTRÖM, Lars (Org.). Media borders, multimodality, and intermediality. [2009.].
RAJEWSKY, Irina O. Intermedialität. Tübingen e Basel: A. Francke, 2002.
RAJEWSKY, Irina O. Intermediality, intertextuality, and remediation. A literary perspective on intermediality. Intermédialités: histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques / Intermedialities: history and theory of the arts, literature and techniques, n. 6, p. 43-64, 2005. Trad. brasileira: Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”. Uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Trad. Thaïs F. N. Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thaïs F. N.; REIS, Eliana Lourenço de Lima (Org.). Intermidialidade e Estudos Interartes. Desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte. No prelo.
SANDGREN, Håkan. The intermediality of field guides. Notes toward a theory. In: ELLESTRÖM, Lars (Org.). Media borders, multimodality, and intermediality. [2009].
SAVERNINI, Erika. A construção do discurso político no cinema russo dos anos 1920. Relações intra e extratextuais no filme Câmeraolho (1924) de Dziga Vertov. Nesta revista. p. 127-139.
SOLT, Mary Ellen. Forsythia. In: SOLT, Mary Ellen (Org.). Concrete poetry. A world view.
Bloomington: Indiana University Press, 1970. fig. 87, p. 243 e na capa.
SOUZA, Gustavo Lopes de. De cavaleiros redivivos e castelos no céu. Politextualidade em Camelot 3000. Nesta revista. p. 140-152.
TASCA, Fabíola. Como ler Santiago Sierra? Notas para uma comunidade interpretativa em
construção. Nesta revista. p. 153-163.
TUGNY, Augustin de. Da cor e da luz como operadores intermidiáticos numa obra de
Joseph Kosuth. Nesta revista. p. 164-175.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.