Trinta anos depois

Um depoimento muito pessoal

Autores

  • Affonso Ávila Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Poesia, Poesia de Vanguarda, Minas Gerais

Resumo

O texto “Trinta anos depois: Um depoimento muito pessoal”, aqui reproduzido, foi escrito em 1993 pelo poeta Affonso Ávila para o evento comemorativo dos 30 ANOS DA SEMANA NACIONAL DE POESIA DE VANGUARDA, que marcou a emergência da poesia de vanguarda em Minas Gerais. No depoimento, o poeta faz um balanço, trinta anos depois, da Semana de 1963, que marcou a emergência da poesia de vanguarda em Minas Gerais. A reprodução desse texto e do cartaz do evento, que acompanha esse volume, têm como objetivo divulgar os primórdios de atividades intermidiáticas no Estado, contribuindo assim para o estudo dessas manifestações, e criando um vínculo com as atuais pesquisas sobre intermidialidade apresentadas nesta revista.

Biografia do Autor

Affonso Ávila, Escola de Belas Artes/UFMG

Poeta, estudioso do barroco e ensaísta belorizontino, possui extensa obra bibliográfica. Fundou a revista Vocação e integrou a revista Tendência. Organizou em 1963 a Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, realizada no saguão da Reitoria da UFMG. Em 2003, participou do evento comemorativo dos 30 Anos da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda. Em 2008 foi homenageado com a exposição constructopoético – affonso80anosávila no Palácio das Artes e publicou Homem ao termo – Poesia reunida, pela Editora UFMG.

Referências

--

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

ÁVILA, A. Trinta anos depois: Um depoimento muito pessoal. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 50–58, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48498. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática