Intermidialidade em Dogville

Autores

  • Rodrigo Gerace Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Cinema, Linguagem cinematográfica, Lars von Trier

Resumo

Investiga-se o conceito de intermidialidade1 na linguagem cinematográfica de Dogville, filme do cineasta dinamarquês Lars von Trier, além das referências intertextuais na narrativa e na trama. Mostra-se como o uso de elementos midiáticos revela-se subversivo na forma e no conteúdo do filme. Nota-se que, apesar das referências cênicas conceituais (o efeito de distanciamento, o desnudamento do palco, as encenações naturalistas, a narração), Dogville não é teatro filmado, pois a estilização cinematográfica confere à narrativa de Trier uma epistemologia intermidiática.

Biografia do Autor

Rodrigo Gerace, Escola de Belas Artes/UFMG

Natural de São Paulo/SP, graduado em Ciências Sociais pela Unesp e mestre em Artes Visuais pela UFMG, onde defendeu a dissertação O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão (2006); doutor em Artes, desenvolveu a tese Cinema Explícito: reprsentações cinematográficas do sexo, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Nazario. É professor de teoria e história do cinema, crítico e produtor cultural.

Referências

BJORKMAN, Stig (Entrevistas). Trier on Von Trier. England: Faber and Faber Limited, 2003.

BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

GERACE, José Rodrigo. O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte: UFMG/Escola de Belas-Artes, 2006.

NAZARIO, Luiz. O cinema metafísico de Lars von Trier. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 95, n. 5, p. 124-136, set.-out. 2001.

PUDOVKIN, Vsevolod. Métodos de tratamento do material. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/ Embrafilmes, 1983.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2004.

WILDER, Thornton. Nossa cidade. Trad. Elsie Lessa. São Paulo: Abril Cultural, 1976.

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

GERACE, R. Intermidialidade em Dogville. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 75–87, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48500. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática