Intermidialidade em Dogville
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Cinema, Linguagem cinematográfica, Lars von TrierResumo
Investiga-se o conceito de intermidialidade1 na linguagem cinematográfica de Dogville, filme do cineasta dinamarquês Lars von Trier, além das referências intertextuais na narrativa e na trama. Mostra-se como o uso de elementos midiáticos revela-se subversivo na forma e no conteúdo do filme. Nota-se que, apesar das referências cênicas conceituais (o efeito de distanciamento, o desnudamento do palco, as encenações naturalistas, a narração), Dogville não é teatro filmado, pois a estilização cinematográfica confere à narrativa de Trier uma epistemologia intermidiática.
Referências
BJORKMAN, Stig (Entrevistas). Trier on Von Trier. England: Faber and Faber Limited, 2003.
BRECHT, Bertolt. Teatro dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
GERACE, José Rodrigo. O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte: UFMG/Escola de Belas-Artes, 2006.
NAZARIO, Luiz. O cinema metafísico de Lars von Trier. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 95, n. 5, p. 124-136, set.-out. 2001.
PUDOVKIN, Vsevolod. Métodos de tratamento do material. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/ Embrafilmes, 1983.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2004.
WILDER, Thornton. Nossa cidade. Trad. Elsie Lessa. São Paulo: Abril Cultural, 1976.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.