Transcodificações criativas no graffiti contemporâneo

um estudo intersemiósico

Autores

  • Deborah Lopes Pennachin Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Graffiti, Fotografia

Resumo

O graffiti, compreendido como texto policodificado por apresentar diferentes tipos de signos em sua constituição, passa na atualidade por processos de tradução intersemiótica específicos, nos quais as pinturas efetuadas pelas ruas das metrópoles são transformadas em fotografias digitais e posteriormente publicizadas na web.

Biografia do Autor

Deborah Lopes Pennachin, Escola de Belas Artes/UFMG

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas-Artes da UFMG. Mestre em Comunicação Social pelo DCS da Fafich/UFMG. Professora da Escola de Design da UEMG e da FCH da Universidade Fumec.

Referências

ARBEX, Márcia (Org.) Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARTHES, Roland. A câmara clara. São Paulo: Nova Fronteira, 2000.

BEIGUE LMAN, Giselle. Linke-se: arte/mídia/política/cibercultura. São Paulo: Peirópolis, 2005.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BEY, Hakim. Caos: terrorismo poético & outros crimes exemplares. São Paulo: Conrad Editora

do Brasil, 2003.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CASA NOVA, Vera. Fricções: traço, olho, letra. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1-Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

CLÜVER, Claus. Inter textus/ inter artes/ inter media. In: Aletria: Revista de estudos de literatura. Belo Horizonte: UFMG, Fale, n. 14, p. 9-39, jul-dez. 2006.

CLÜVER, Claus. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. In: Literatura e sociedade. São Paulo: USP, FFLCH, n. 2, p. 37-55, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.

DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 2004.

FERRARA, Lucrecia D´Alessio. Olhar periférico. São Paulo: Edusp, 1999.

FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2004.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: CosacNaify, 2007.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2004.

MACHADO, Irene (Org.). Semiótica da cultura e semiosfera. São Paulo: Fapesp/ Annablume, 2007.

MACHADO, Irene. Escola de Semiótica: a experiência de Tártu-Moscou para o estudo da cultura. São Paulo: Ateliê, 2003.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo. Rio de Janeiro: Forense, 1984

MORLEY, Simon. Writing on the wall: word and image in modern art. Londres: Thames & Hudson, 2003.

MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. In: Aletria: Revista de estudos de literatura. Belo Horizonte: UFMG, Fale, n. 14, p. 40-63, jul-dez. 2006.

PALLAMIN, Vera M. Arte urbana. São Paulo: AnnaBlume, 2000.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2000.

PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem, comunicação. São Paulo: Ateliê, 2003.

PINTO, Júlio. 1, 2, 3 da semiótica. Belo Horizonte: UFMG, 1995.

PINTO, Júlio.O ruído e outras inutilidades: ensaios de comunicação e semiótica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Caligrafias e escrituras: diálogo e intertexto no processo escritural nas artes no séc. XX. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, 2000.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

LOPES PENNACHIN, D. Transcodificações criativas no graffiti contemporâneo: um estudo intersemiósico. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 113–126, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48513. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática