De cavaleiros redivivos e castelos no céu

politextualidade em Camelot 3000

Autores

  • Gustavo Lopes de Souza Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Camelot, História em quadrinho

Resumo

Da Idade Média aos nossos tempos, o lendário rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda têm protagonizado incontáveis obras de ficção, cabendo ao romance de cavalaria Le Morte D’Arthur, de Thomas Malory, dar à lenda a forma pela qual a conhecemos hoje. No âmbito dos quadrinhos, uma das mais notáveis recriações do livro de Malory é a série Camelot 3.000 (1982- 1985) escrita por Mike Barr e desenhada por Brian Bolland. Parte recriação e parte continuação da história do livro, Camelot 3.000 reencena a saga num universo de ficção científica. Este ensaio discute como determinados elementos literários recriados na história em quadrinhos são “filtrados” por outros textos – mais especificamente pela ficção científica, por outras histórias em quadrinhos, pelo cinema arturiano e por temáticas e valores em evidência à época da criação de Camelot 3.000.

Biografia do Autor

Gustavo Lopes de Souza, Escola de Belas Artes/UFMG

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará. Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

LOPES DE SOUZA, G. De cavaleiros redivivos e castelos no céu: politextualidade em Camelot 3000. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 140–152, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48515. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática