O livro de artista e o paratexto
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Livro de artistaResumo
Este estudo tem por objeto o livro de artista enquanto elemento de subversão do espaço codificado do livro. O Livro Carbono de Waltercio Caldas é comparado ao Livro de areia de Borges na medida em que ambos – um em nível verbal e o outro de modo não verbal – desconstroem os limites do livro.
Referências
BABO, M.A. A escrita do livro. Lisboa: Vega, 1993.
BLANCHOT, M. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BORGES, J.L. O livro de areia. Trad. Davi Arregucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
COMPAGNON, A. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DERRIDA, J. A escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 1995.
JABÈS, E. Le livre des questions, 1. Paris: Gallimard, 1963.
MUZZI, E. S. Paratexto: espaço do livro, margem do texto. Editoração: arte e técnica. Viva Voz; Cadernos do Departamento de Letras Vernáculas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 1996. v.2, p.7-10.
MUZZI, E. S. Dom Quixote: edições e paratextos. (2008, inédito).
Saltzsein, S. Livros. Catálogo exposição Museu de Arte da Pampulha. Belo Horizonte, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.