Gestualidad y performance en los libros de artista

Autores

  • Martha Hellion

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Livro de Artista

Resumo

Este artigo explora os comportamentos (hábitos) que se realizam por meio de gestos de expressão, movimentos do corpo, das mãos e dos olhos e que se ativam consciente ou inconscientemente ao entrar em contato físico. Este contato é necessário para se experienciar o Livro de Artista, para que seja percebido em um sentido mais amplo e profundo, e compreender sua leitura, que por sua vez dependerá de sua forma e conteúdo, pois cada livro proporá cenários e campos visuais distintos para se experimentar.

Portanto, considera-se que o processo criativo e de produção destas obras poderia ter ou não uma finalidade programada, podendo ser lidas de certa forma, com outros olhares ativados a partir de perspectivas distintas, podendo ter um caráter performático.

Biografia do Autor

  • Martha Hellion

    Artista Visual e curadora independente. Estudou no México, Inglaterra e Holanda. Nos anos 1970 foi cofundadora da editora Beau Geste Press na Inglaterra. Desde então sua prática tem enfocado a edição de livros de artista e outros projetos multidisciplinares. Como curadora, tem contribuído internacionalmente em numerosas exposições. Fundou o Centro/Estudio de investigación y documentación sobre Libros de Artista na Cidade do México, além de seguir investigando a natureza, a paisagem e a música para projetos que está desenvolvendo.

Referências

MASAYA, Takeda. “The marvelous story of a book from the sky”. In Catálogo The Library of Babel, seis artistas japoneses se inspiran en Jorge Luis Borges. Tokio: Shinoda Takatoshi, 1998.

BAILLY, J. C. Una noche en la biblioteca. Une nuit à la bibliotheque. Trad. Ariel Dilon. Buenos Aires: Corregidor, 2008.

CARTER, Paul. LEWIS, Ruark. Depth of Translation. The Book of Raft. Australia: NMA Publications, , 1999.

DAHL, Svend. Historia del libro. Trad. del danés Alberto Adell. Madrid: Alianza Editorial, 2001.

FLUXUS Cataloge in Deutshland1962-1994, Ed. René Block. Arken Museum for Moderne Kunst.

LANE, Brian. The Printed Performance. (Works 1966-99). Research Group of Artists Publications. UK: Edited by Martin Rogers and Simon Cutts, 2001.

PETROSKY, Henry.The Book on the Book Shelf. NY: Vintage Books, Random House, 1999.

SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. da Universidade UFRGS, 2001.

SILVEIRA, Paulo. As existências da narrativa no livro de artista. Tese de Doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

SPECTOR, Buzz. The Book Maker´s Desire. Umbrella Editions, 1995.

TURNER, Steve. Jack Kerouac: Angel Headed Hipster. A Life of Jack Kerouac. Viking Penguin (Penguin Books), 1996.

Publicado

2023-10-25

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Gestualidad y performance en los libros de artista. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 104–119, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48528. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 409

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.