Gestualidad y performance en los libros de artista
Palavras-chave:
Artes - estudo e ensino, Livro de ArtistaResumo
Este artigo explora os comportamentos (hábitos) que se realizam por meio de gestos de expressão, movimentos do corpo, das mãos e dos olhos e que se ativam consciente ou inconscientemente ao entrar em contato físico. Este contato é necessário para se experienciar o Livro de Artista, para que seja percebido em um sentido mais amplo e profundo, e compreender sua leitura, que por sua vez dependerá de sua forma e conteúdo, pois cada livro proporá cenários e campos visuais distintos para se experimentar.
Portanto, considera-se que o processo criativo e de produção destas obras poderia ter ou não uma finalidade programada, podendo ser lidas de certa forma, com outros olhares ativados a partir de perspectivas distintas, podendo ter um caráter performático.
Referências
MASAYA, Takeda. “The marvelous story of a book from the sky”. In Catálogo The Library of Babel, seis artistas japoneses se inspiran en Jorge Luis Borges. Tokio: Shinoda Takatoshi, 1998.
BAILLY, J. C. Una noche en la biblioteca. Une nuit à la bibliotheque. Trad. Ariel Dilon. Buenos Aires: Corregidor, 2008.
CARTER, Paul. LEWIS, Ruark. Depth of Translation. The Book of Raft. Australia: NMA Publications, , 1999.
DAHL, Svend. Historia del libro. Trad. del danés Alberto Adell. Madrid: Alianza Editorial, 2001.
FLUXUS Cataloge in Deutshland1962-1994, Ed. René Block. Arken Museum for Moderne Kunst.
LANE, Brian. The Printed Performance. (Works 1966-99). Research Group of Artists Publications. UK: Edited by Martin Rogers and Simon Cutts, 2001.
PETROSKY, Henry.The Book on the Book Shelf. NY: Vintage Books, Random House, 1999.
SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. da Universidade UFRGS, 2001.
SILVEIRA, Paulo. As existências da narrativa no livro de artista. Tese de Doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
SPECTOR, Buzz. The Book Maker´s Desire. Umbrella Editions, 1995.
TURNER, Steve. Jack Kerouac: Angel Headed Hipster. A Life of Jack Kerouac. Viking Penguin (Penguin Books), 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.