O design gráfico do livro A marca e o logotipo brasileiros

Autores

  • Angelo Mazzuchelli Garcia Escola de Belas Artes/UFMG

Palavras-chave:

Artes - estudo e ensino, Design gráfico

Resumo

Este ensaio enfoca o design gráfico do livro A marca e o logotipo brasileiros, de Wlademir Dias Pino e João Felício dos Santos, como uma antevisão do design gráfico desconstrutivista – especialmente no âmbito teórico – e como fator determinante para o enquadramento do livro na categoria livro-objeto.

Biografia do Autor

Angelo Mazzuchelli Garcia, Escola de Belas Artes/UFMG

Professor Adjunto (Depto. de Desenho/EBA/UFMG). Leciona no Curso de Design da UFMG. Doutor em Letras: Estudos Literários (FALE/UFMG) e Mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG).

Referências

BOLTER, Jay David. Writing space; computers, hipertext and the remediation of print. London: Lawrence Erlbaum, 2001.

CULLER, Jonathan. Sobre a desconstrução; teoria e crítica do pós-estruturalismo. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. São Paulo: 34, 1997.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 1973.

GREIMAN, April. Hibridy imagery; the fusion of technology and graphic design. New York: Watson-Guptill, 1990.

HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LUPTON, Ellen; MILLER, J. Abbott. Design writing research; writing on graphic design. New York: Princeton, 1996.

MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston, W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naif, 2009.

MENDONÇA, Antônio Sérgio; SÁ, Álvaro de. Poesia de vanguarda no Brasil; de Oswald de Andrade ao poema visual. Rio de Janeiro: Antares 1983.

MÜLLER-BROCKMANN, Josef. Grid systems in graphic design. Niederteufen: Arthur Niggli, 1981.

PINO, Wlademir Dias. Processo: linguagem e comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.

____________; SANTOS, João Felício dos. A marca e o logotipo brasileiros. Rio de Janeiro: Rio Velho, 1974.

POYNOR, Rick. Ray Gun; out of control. New York: Simon & Schuster, 1997.

__________. Typography now; the next wave. New York: Hearst Books International, 1992.

SÁ, Álvaro de. Sétimo elogio ao A. Mato Grosso: UFMT, 1993. (Folheto de exposição, Museu de arte e cultura popular)

SAMARA, Timothy. Grid; Construção e desconstrução. São Paulo: Cosacnaif, 2007.

SANTIAGO, Silviano. Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

SILVEIRA, Paulo. A página violada; da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

WELLEK, René; WARREN, Austin. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

MAZZUCHELLI GARCIA, A. O design gráfico do livro A marca e o logotipo brasileiros. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 120–136, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48551. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática