Tradição e inovação
Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48572Palavras-chave:
Renda de crochê, Computação criativa, Exploração artística, Produção têxtil, Ensino de arteResumo
Este artigo busca relatar uma experiência de ensino e exploração artística da técnica de crochê através do uso de um algoritmo generativo que produz padrões circulares. A experiência ocorreu no curso de Design de Moda da Universidade Federal de Minas Gerais. O crochê enquanto técnica têxtil se encontra sedimentado, viabilizando pouco espaço para a exploração artística e poética. A introdução do algoritmo generativo com comportamento autônomo buscou provocar o pensamento crítico dos alunos, promovendo o pensar a técnica de forma espontânea e demorada. O resultado foi um trabalho colaborativo configurado por uma grande renda de crochê criada pelos alunos, associando tradição e inovação, e que impactou a percepção sobre o uso da computação na exploração artística têxtil.
Referências
ADAMS, Margaret O’Neill. Punch card records: Precursors of electronic records. American Archivist. 58: 182–202, 1995.
COPPOLA, SORAYA A. A. Arte, moda, ciência e tecnologia: permeabilidade e experimentação. Cienc. Cult. [online]. 2010, vol.62, n.2, pp.36-38. ISSN 0009-6725.
COPPOLA, SORAYA A. A. O fio que tece a memória. Ensino e pesquisa como eixo de rememoração da história dos materiais têxteis. V.11 n.11 (2023); Revista Cartema 11 – ISSN: 27638693. https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.253118
BERGAMO, Marilia Lyra.; SILVA, André Luiz. Digital Doilies: A Study of the Application of Computational Creativity to Crochet. DAT Journal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 138–152, 2020. DOI: 10.29147/dat.v5i1.175. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/175. Acesso em: 18 jul. 2023.
BODEN, Margaret A. The creative mind: myths and mechanisms. 2a.ed. Londres. Routledge. 2002.
DA ROCHA, Márcio Alves; DE SANTANA, Ana Carolina. Sobre o Design Têxtil e a Computação Moderna: um recorte temporal transdisciplinar. In: Anais do V Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas. ROCHA, Cleomar (Org). Goiânia: Media Lab / UFG, 2018.. p. 416-426.
Dominguez Santana, C. C., & Alvares Coppola, S. A. (2021). Moda artesanal: explorando uma cultura regional brasileira por técnicas e saberes tradicionais. Revista Digital Do LAV, 14(1), 047–072. https://doi.org/10.5902/1983734847468
GARDNER, Martin. The Fantastic Combinations of John Conway’s New Solitaire Game of “Life”. Scientific American, p. 120-123, 1970.Disponível em: https://web.stanford.edu/class/sts145/Library/life.pdf. Acesso em: 18 jul. 2023.
HUI, Yuk. Recursivity and contingency. Rowman & Littlefield, 2019.
HUI, Yuk. Sketch of an Axiology of Contingency. Angelaki, v. 28, n. 3, p. 163-171, 2023. DOI: 10.1080/0969725X.2023.2216558
KANDINSKY, Wassily. O futuro da pintura. Leya, 2018.
KARP, Cary. Defining Crochet. Textile History. 49:2, 208-223, 2018. DOI: 10.1080/00404969.2018.1491689
KENNING, Gail Joy. Pattern as Process: An aesthetic exploration of the digital possibilities for conventional physical lace patterns. Tese (Doutorado em Artes). University of New South Wales, Australia. 2007.
KUBRUSLY, Maria Emilia; IMBROISI, Renato. Desenho de fibra: artesanato têxtil no Brasil. Senac Editoras, 2011.
LUBAR, S. ‘Do Not Fold, Spindle or Mutilate’: A cultural history of the punch card. The Journal of American Culture. 15(4): 43–55, 1992.
NOBREGA FILHO, Raimundo G.A. Evolução do Computador. 2002. Disponível em <http://www.di.ufpb.br/raimundo/Revolucao_dos_Computadores/Histpage3.htm> Acesso em 25 ago. 2018.
https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/5/14/1/3
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. 2a.ed.. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
MCCORMACK, Jon. Creative Systems: A Biological Perspective. Em: T. Veale, F. A. Cardoso (eds.), Computational Creativity, Computational Synthesis and Creative Systems. Switzerland: Springer Nature, 2019.
SARKAR, P. A Brief History of Cellular Automata. ACM Computing Surveys. New York, NY, USA, v. 32, n. 1, mar. 2000, p. 80-107.
STIEGLER, Bernard. Technics and time, 1: The fault of Epimetheus. Stanford University Press, 1998.
XENÁKIS, Iánnis. Formalized Music: Thought and Mathematics in Music. Pendragon Press. New York, 1992.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-13 (2)
- 2024-04-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Luiz Silva, Soraya Aparecida Alvares Coppola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.