Tradição e inovação

Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48572

Palavras-chave:

Renda de crochê, Computação criativa, Exploração artística, Produção têxtil, Ensino de arte

Resumo

Este artigo busca relatar uma experiência de ensino e exploração artística da técnica de crochê através do uso de um algoritmo generativo que produz padrões circulares. A experiência ocorreu no curso de Design de Moda da Universidade Federal de Minas Gerais. O crochê enquanto técnica têxtil se encontra sedimentado, viabilizando pouco espaço para a exploração artística e poética. A introdução do algoritmo generativo com comportamento autônomo buscou provocar o pensamento crítico dos alunos, promovendo o pensar a técnica de forma espontânea e demorada. O resultado foi um trabalho colaborativo configurado por uma grande renda de crochê criada pelos alunos, associando tradição e inovação, e que impactou a percepção sobre o uso da computação na exploração artística têxtil. 

Biografia do Autor

André Luiz Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Designer Multidisciplinar atuando na interseção entre Arte, Arquitetura e Design Computacional. Possui interesse em metodologias de projeto, Interação Humano-Computador (IHC), Técnicas Tradicionais e Tecnologia Computacional direcionada ao desenvolvimento de Arquitetura, Produto e Arte. Doutorando na linha de pesquisa Poéticas Tecnológicas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, mestrado na mesma instituição (2021), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas (2018), e período sanduíche fomentado pela CAPES na Savannah College of Art and Design (2015).

Soraya Aparecida Alvares Coppola, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora do Curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG); Conservadora e restauradora de bens culturais móveis (CECOR-EBA-UFMG); Conservadora e Restauradora têxtil pelo L'Istituto per l'Arte e il Restauro do Palazzo Spinelli/Itália; Líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “STUDIOLO” (UFMG) e membro do CIETA/Lyon.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

SILVA, A. L.; APARECIDA ALVARES COPPOLA, S. Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 86–109, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48572. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48572. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê