Tradição e inovação
Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48572Palavras-chave:
Renda de crochê, Computação criativa, Exploração artística, Produção têxtil, Ensino de arteResumo
Este artigo busca relatar uma experiência de ensino e exploração artística da técnica de crochê através do uso de um algoritmo generativo que produz padrões circulares. A experiência ocorreu no curso de Design de Moda da Universidade Federal de Minas Gerais. O crochê enquanto técnica têxtil se encontra sedimentado, viabilizando pouco espaço para a exploração artística e poética. A introdução do algoritmo generativo com comportamento autônomo buscou provocar o pensamento crítico dos alunos, promovendo o pensar a técnica de forma espontânea e demorada. O resultado foi um trabalho colaborativo configurado por uma grande renda de crochê criada pelos alunos, associando tradição e inovação, e que impactou a percepção sobre o uso da computação na exploração artística têxtil.
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