Correio em tempo de imeio

artesanias poeticonceituais na pesquisa acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48708

Palavras-chave:

correio, carta, vídeo-carta, artesania, pesquisa

Resumo

Nesta vídeo-carta, discutimos um modo de pensar e fazer pesquisa que imbrica seu cunho científico à perspectiva criativa. Os experimentos apresentados integram nossa tese de doutorado realizada de forma epistolar, como uma tecnologia de produção do conhecimento que incorpora demoras. Ao tecer a tese, a partir do verbo “teser” que inventamos, acionamos manualidades singulares para o desafio-a-fio de costurar, com a agulha da linguagem, a trama têxtil do pensamento. Embora, a priori, uma tese acadêmica tenha o formato escrito, da tessitura que cerzimos, insurgiram materialidades que incluem e ultrapassam a palavra, as quais chamamos de artesanias poeticonceituais. Com essa via “manual”, tateamos a questão da pesquisa, trilhando-a sem fórmulas prescritas, pois cada “teser” se engendra no caminho da investigação, caminhando.

Referências

ARTAUD, Antonin. A perda de si: cartas de Antonin Artaud. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

ARTESANIA. In: DICIONÁRIO inFormal. 2006-2024. Disponível em:

https://www.dicionarioinformal.com.br/artesania/. Acesso em: 20 ago. 2023.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Lisboa: Edições 70, 1987.

BENJAMIN, Walter. O coelho da Páscoa descoberto ou Pequeno guia dos esconderijos. In: BENJAMIN,

Walter. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2009. p. 237-239. (Obras Escolhidas, 2).

BILAL, Wafaa. 3rd i. 2010-2011. Projeto fotográfico. Encefalocâmera, site.

CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

CESAR, Ana Cristina. Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

CICERO, Antonio. Guardar. In: CICERO, Antonio. Guardar: poemas escolhidos. Rio de Janeiro: Editora

Record, 1996. p. 337.

CLARK, Lygia. Caminhando. 1963. Proposição. Recorte em Papel. Papel, cola, tesoura.

CLARK, Lygia. Caminhando. Lygia Clark Portal, 1964. Disponível em:

https://portal.lygiaclark.org.br/acervo/189/caminhando. Acesso em: 7 dez. 2023.

DANEY, Serge. O therrorisado (Pedagogia godardiana). In: DANEY, Serge. A rampa: Cahiers du cinéma

-1982. Tradução Marcelo Rezende. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 107-114. (Coleção Mostra

Internacional de Cinema).

DELEUZE, Gilles. Cartas e outros textos. São Paulo: n-1 edições, 2018.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DERRIDA, Jacques. Papel-Máquina. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.

DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo e Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

DULTRA, Maruzia. Manual de como pensar outro pensamento. Livro de artista. 2011-2018.

DULTRA, Maruzia. Artesania Cinematográfica. Livro-objeto. 2012-2018.

DULTRA, Maruzia. Cartas Memoriais. Série de postais. 2018a.

DULTRA, Maruzia. COMTATO. Exposição. 2018b.

DULTRA, Maruzia. Livrídeo. Livro de artista. 2018c.

DULTRA, Maruzia. Livrídeo online. Livro de artista digital. 2018d.

DULTRA, Maruzia; CARIA, Arthur. VídeoArtesanal. Livro-objeto. 2012-2023.

E-MAIL VAI aposentar pombos-correio na Índia. BBC Brasil, Lobão (Portugal), 26 mar. 2002. Disponível

em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2002/020326_pombog.shtml. Acesso em: 9 ago. 2015.

FOUCAULT, Michel. A vida dos homens infames. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Ditos e escritos:

estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. v. 4, p. 203-222.

GUATTARI, Félix. Máquina Kafka. São Paulo: n-1 edições, 2011.

LIMA, Élida. Aproximações entre poesia e política. Cartas ao Max, [S. l.], 3 out. 2015. Disponível em:

www.cartasaomax.com. Acesso em: 28 abr. 2017.

LIMA, Élida. Cartas ao Max: limiar afetivo na obra de Max Martins. São Paulo: Invisíveis Produções,

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. São Paulo: Zahar, 2007.

MAIER, Vivian. Fotografias. 1952-?. Disponível em: http://www.vivianmaier.com/. Acesso em: 6 jul.

MARKS, Laura. The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses.

Durham/London: Duke University Press, 2000.

MONTENEGRO, Leticia. [Correspondência]. Destinatário: Maruzia Dultra. 1 jun. 2018. 1 e-mail.

ORNELLAS, Sandro. Trabalhos do corpo: e outros poemas físicos. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2007.

PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 edições, 2013.

PELBART, Peter Pál. O tempo não-reconciliado: imagens de tempo em Deleuze. São Paulo:

Perspectiva, 2007.

PELBART, Peter Pál. Um direito ao silêncio. In: PELBART, Peter Pál. A nau do tempo-rei: sete ensaios

sobre o tempo da loucura. Rio de Janeiro: Imago,1993. p. 118-127. (Série Logoteca).

PELBART, Peter Pál. Vida Capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2009.

PELBART, Peter Pál. Vozes do intervalo (por uma vida não fascista): Luiz B. L. Orlandi. Laboratório de

sensibilidades, [S. l.], 10 out. 2018. Disponível em:

https://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com/2018/10/10/vozes-do-intervalo-por-uma-vidanao-fascista-luiz-b-l-orlandi/. Acesso em: 10 out. 2018.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. São Paulo: Globo, 2013.

SALOMÃO, Waly. Babilaques: alguns cristais clivados. Rio de Janeiro: Contra Capa: Kabuki Produções

Culturais, 2007.

SERRES, Michel. Os cinco sentidos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SHÔNAGON, Sei. O livro do travesseiro. São Paulo: Editora 34, 2013.

VIANA NETO, Joaquim. Entre Arquiteturas: antigenealogias e deposições. Salvador: Edufba: Fapesb,

WOLF, Michael. The Box Men of Shinjuku Station. [2014?]. Série fotográfica. Disponível em:

http://photomichaelwolf.com/#the-box-men-of-shinjuku-station/1. Acesso em: 2 jul. 2023.

ZÚÑIGA, Rodrigo. Ultra-peau: au-delà de la dermatologie photographique. Paris: L’Harmattan, 2017.

Downloads

Publicado

2024-07-03

Como Citar

DULTRA, M. Correio em tempo de imeio: artesanias poeticonceituais na pesquisa acadêmica. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 31, p. 197–222, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48708. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48708. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Escritos de artistas