Gabriela Mureb
totem e motor
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48796Palavras-chave:
Arte Contemporânea, Gabriela Mureb, Filosofia da Técnica, Gilbert Simondon, Yuk HuiResumo
O artigo trata da obra da artista fluminense contemporânea Gabriela Mureb e do seu diálogo com a tecnologia moderna industrial. A partir de ideias de pensadores como Yuk Hui e Gilbert Simondon, tenta-se apresentar as máquinas e performances ruidosas de Mureb como produtos e produtores de tensões críticas singulares com a tecnicidade, tensões que colocam em jogo conceitos como as de humanidade e natureza técnica, gesto e trabalho, dispêndio e exaustão energética, duração e espessura experiencial, criação e destruição .
Referências
CANGUILHEM, G. . O conhecimento da vida. Rio de Janeiro:
Forense Universitária, 2012.
GONTIJO, Juliana. rrrrrrrrrr. Exposiçao de Gabriela Mureb. Disponível em: https://juligontijo.wordpress.com/2017/04/10/rrrrrrrrrr-exposicao-de-gabriela-mureb/
HUI, Yuk. Art and Cosmotechnics. New York: E-flux, 2021.
MORAIS, Frederico. Cotidiano/Arte: a Técnica. São Paulo: Itaú Cultural, 1999.
MUREB, G. Motor: sobre a formação de um objeto dinâmico. 130 pp. Doutorado em Artes Visuais. Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 2022.
SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-13 (3)
- 2024-05-10 (2)
- 2024-04-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 VINICIUS PORTELLA CASTRO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.