Gabriela Mureb
totem e motor
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48796Palavras-chave:
Arte contemporânea, Gabriela Mureb, Filosofia da Técnica, Gilbert Simondon, Yuk HuiResumo
O artigo trata da obra da artista fluminense contemporânea Gabriela Mureb e do seu diálogo com a tecnologia moderna industrial. A partir de ideias de pensadores como Yuk Hui e Gilbert Simondon, tenta-se apresentar as máquinas e performances ruidosas de Mureb como produtos e produtores de tensões críticas singulares com a tecnicidade, tensões que colocam em jogo conceitos como os de humanidade e natureza técnica, gesto e trabalho, dispêndio e exaustão energética, duração e espessura experiencial, criação e destruição.
Referências
CANGUILHEM, Georges. O conhecimento da vida. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
GONTIJO, Juliana. rrrrrrrrrr: exposiçao de Gabriela Mureb. Disponível em:
https://juligontijo.wordpress.com/2017/04/10/rrrrrrrrrr-exposicao-de-gabriela-mureb/ .Acesso em: 18
jan. 2024.
HUI, Yuk. Art and Cosmotechnics. New York: E-Flux, 2021.
MORAIS, Frederico. Cotidiano/Arte: a Técnica. São Paulo: Itaú Cultural, 1999.
MUREB, Gabriela. Motor: sobre a formação de um objeto dinâmico. 2022. 130 p. Tese (Doutorado em
Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
PENA, Isabella Meirelles Correia. LINHAS INDUTORAS: eletromagnetismo através dos trabalhos
artísticos de Gabriela Mureb, Denise Alves-Rodrigues e Constanza Piña. 2022. 144 p. Dissertação
(Mestrado em Música) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
PORTELLA, Vinícius. Cosmotechnics and the Multicultural Trap. &&& Journal, Jersey City, 21 de
novembro de 2022. Disponível em: https://tripleampersand.org/cosmotechnics-and-themulticultural-trap/. Acesso em: 19 jan. 2024.
SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência dos objetos técnicos. Rio de Janeiro: Contraponto,
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-13 (3)
- 2024-05-10 (2)
- 2024-04-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 VINICIUS PORTELLA CASTRO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.