Mulheres, águas, vento e geo-grafia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48803Palavras-chave:
Mulheres., Cinema documentário., Comunidades relacionais., Tecnologias da bolsa., Contracolonização.Resumo
Este artigo é sobre a presença de duas mulheres, em dois documentários, filmados em comunidades habitadas pelo vento. O objetivo é seguir e descrever seus percursos nas imagens para pensar com (HARAWAY, 2023) elas sobre o cuidado na manutenção da vida contra o fim do mundo. A grafia de seus corpos na paisagem e o uso da tecnologia da bolsa convida a refletir sobre uma presença relacional (ESCOBAR, 2014), aterrada que reconhece os seres dos quais dependem (LATOUR, 2020). A conclusão é que seus modos de vida desafiam o entendimento moderno-colonial e sua presença no cinema potencializa uma grafia contracolonial (BISPO DOS SANTOS, 2023), uma geo-grafia (PORTO GONÇAVES, 2002) feita de intrincados entrelaçamentos de vidas que coabitam os lugares.
Referências
ARACATI. Direção: Aline Portugal e Julia De Simone. CE/Brasil, RJ/Brasil: Embaúba Play, 2015. (62 min). Disponível em: https://embaubaplay.com/catalogo/aracati/
AS VILAS Volantes: o verbo contra o vento. Direção: Alexandre Veras. CE/Brasil: Doc Tv, 2005. 1 disco DVD. (54 min).
BARROS, Geovana Mendes; CAVALCANTE, Leandro Vieira; CHAVES, Maria Lucenir Jerônimo. A questão indígena na formação socioespacial do Vale do Jaguaribe, Ceará. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 11, p. e02113, 2021. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/3231. Acesso em: 11 nov. 2023.
CHIEREGATI, Luciana. Posfácio. In: LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa de ficção. São Paulo: n-1 edições, 2021.
COSTA, Alyne de Castro. Guerra e Paz no Antropoceno: uma análise da crise ecológica segundo a obra de Bruno Latour. Orientadora: Deborah Danowski. 2014. 133 páginas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia da PUC RIO, Rio de Janeiro, 2014.
DE LA CADENA, Marisol. Natureza incomum: histórias do antropo-cego. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n.69, p.95-117, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.voi69p95-117. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/145635/139582. Acesso em 11 nov. 2023.
DESPRET, Vinciane. Um brinde aos mortos: Histórias daqueles que ficam. São Paulo: n-1 edições, 2023.
ESCOBAR, Arturo. Sentir/pensar con la tierra. Nuevas lecturas sobre desarrolho, territorio y diferencia. Medellín: Ediciones UNAULA, 2014.
FAUSTO, Juliana. A bolsa de Le Guin. In: LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa de ficção. São Paulo: n-1 edições, 2021, p. 5-15.
FURTADO, José Levi; LIMA, Anna Erika; FREITAS, Bernadete. As bases geo-históricas do Baixo Jaguaribe. In: RIGOTTO, Raquel (org.). Agrotóxicos, trabalho e saúde: vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola no baixo Jaguaribe/CE. Fortaleza: Edições UFC; 2011, p. 111-143.
HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes do Chthuluceno. São Paulo: n-1 edições, 2023.
LATOUR, Bruno. Onde Aterrar? – Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
LE GUIN, Ursula k. A teoria da bolsa de ficção. São Paulo: n-1 edições, 2021.
PORTO GONÇALVES, Carlos Walter. Da geografia às geo-grafias: um mundo em busca de novas territorialidades. In: La Guerra Infinita: Hegemonía y terror mundial. Buenos Aires: CLACSO, 2002, p. 217-255.
TSING, Anna. O Cogumelo no Fim do Mundo: sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. São Paulo: N-1 edições, 2022.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-10 (5)
- 2024-04-03 (4)
- 2024-04-02 (3)
- 2024-04-02 (2)
- 2024-04-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisa Quintero
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.