Na espiral de uma escuta noturna

poesia e topologia em Mebs/Caraxia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.51852

Palavras-chave:

Mebs/Caraxia (1970-1971), Cildo Meireles, Escuta, Imagem sonora, Percepção

Resumo

Buscando criar obras que provocassem diferentes percepções para além das visualidades,Cildo Meireles (1948-) deu início à série Blindhotland, da qual a primeira obra realizada foi o compacto “Mebs/Caraxia” (1970-1971). Articulando história e crítica da arte, este artigo apresenta o contexto de criação da obra, recorrendo a entrevistas concedidas por Cildo Meireles à autora, bem como à topologia (Sperling, 2003; Marar, 2019) para analisar o método de manipulação do sonoro empregado pelo artista visual. Investiga-se questões como imagens sonoras (Caesar, 2016) e ruído (Cage, 2013) para propor, a partir de Rodolfo Caesar (1987) e da fenomenologia da percepção (Husserl, 2006; Merleau-Ponty, 2004,2015), uma escuta noturna que se dá na consciência do corpo

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Na espiral de uma escuta noturna: poesia e topologia em Mebs/Caraxia. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 376–399, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.51852. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/51852. Acesso em: 22 dez. 2024.

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