Na espiral de uma escuta noturna
poesia e topologia em Mebs/Caraxia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.51852Palavras-chave:
Mebs/Caraxia (1970-1971), Cildo Meireles, Escuta, Imagem sonora, PercepçãoResumo
Buscando criar obras que provocassem diferentes percepções para além das visualidades,Cildo Meireles (1948-) deu início à série Blindhotland, da qual a primeira obra realizada foi o compacto “Mebs/Caraxia” (1970-1971). Articulando história e crítica da arte, este artigo apresenta o contexto de criação da obra, recorrendo a entrevistas concedidas por Cildo Meireles à autora, bem como à topologia (Sperling, 2003; Marar, 2019) para analisar o método de manipulação do sonoro empregado pelo artista visual. Investiga-se questões como imagens sonoras (Caesar, 2016) e ruído (Cage, 2013) para propor, a partir de Rodolfo Caesar (1987) e da fenomenologia da percepção (Husserl, 2006; Merleau-Ponty, 2004,2015), uma escuta noturna que se dá na consciência do corpo
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