Ko’ko Bernaldina e sua performance Macuxi cantada

Autores

  • Vanessa Augusta do Nascimento Brandão
  • Ananda Machado UFRR

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52622

Palavras-chave:

Performance, Macuxi, Roraima, Cantos

Resumo

A performance indígena cantada por Meriná (Vovó Bernaldina), que viveu em Roraima, em suas peculiaridades e complexidades artísticas, linguísticas e culturais, coaduna com a de muitas mulheres Macuxi que ainda entoam canções nascidas em tempos imemoriais, abrindo caminhos e reforçando a memória ancestral nos movimentos de resistência, reterritorialização e conexão com a natureza. Utilizamos a metodologia qualitativa a partir de suportes variados, como vídeos, fotografias e livros, além da pesquisa bibliográfica com o livro Cantos e Encantos Meriná Eremukon (2019). Nossas reflexões teóricas partem das obras de Pedro e Fiorotti (2019) e Silva e Fiorotti (2018), expandindo para Fiorotti (2021), Fonseca (2016), Bhabha (2003) e Graúna (2013).

Biografia do Autor

Vanessa Augusta do Nascimento Brandão

Mestre em Letras; doutoranda na Unesp; jornalista e escritora.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

BRANDÃO, V. A. do N.; MACHADO, A. Ko’ko Bernaldina e sua performance Macuxi cantada . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 472–488, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52622. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52622. Acesso em: 28 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Dados de financiamento