Peles e panos da cena

Performance Sulcos e a materialidade do grau zero do figurino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52671

Palavras-chave:

Performance Sulcos, Grau zero do figurino, Rostidade, Máscara Expandida

Resumo

Ao problematizar estudos da produção de figurino para performance e pensar as matérias de sua criação, o presente artigo discute a criação do figurino como materialidade do corpo em performance, ou ainda, mais especificamente, a partir das matérias em fluxo que passam pelo corpo em performance. Para isso, o grau zero do figurino se desenha a partir da perspectiva semiológica de Roland Barthes e se desdobra, por meio do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, através do conceito de rostidade. Portanto, este estudo compreende o grau zero do figurino como uma dimensão ético-estética acerca dos movimentos e panos do corpo em performance, tal como uma máscara expandida,
compondo efeitos de superfície que se efetuam no corpo, demonstrados na série de performances nomeada Sulcos.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

HOFFMANN, A. Peles e panos da cena: Performance Sulcos e a materialidade do grau zero do figurino. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 228–252, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52671. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52671. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê