Ensaio Visual

Processo de criação dos mascaramentos de Matias e a Estrada Infinita do Tempo

Autores

  • Anderson Ferreira do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52739

Palavras-chave:

Mascaramentos, Visualidades da Cena, Figuras Alegóricas

Resumo

Este Ensaio Visual expõe fragmentos do processo criativo dos mascaramentos presentes na peça teatral da Cia. Bando. O espetáculo é composto por quatro artistas que contam a história de Matias e de seu irmão mais velho, Bento, que desejava fazer um inventário do mundo na casa em que moravam. Até que um dia Bento adoece e morre, e Matias decide começar uma viagem para recuperar a Memória e o Tempo alegre que viveram juntos. Em sua jornada, ele passa por três cidades: a Cidade Opaca, a Cidade das Lembranças e o Bosque Dentro de Mim. Para cada cenário criaram-se moradores-aparições e divindades afrorreferenciadas com materiais não convencionais, remetendo, visualmente, ao caráter inventivo de Bento, Matias e de tantas crianças mundo afora.

Downloads

Publicado

2024-10-21

Como Citar

NASCIMENTO, A. F. do. Ensaio Visual: Processo de criação dos mascaramentos de Matias e a Estrada Infinita do Tempo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 513–526, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52739. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52739. Acesso em: 28 out. 2024.

Edição

Seção

Ensaio visual