Experiências, esculturas e máscaras
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52747Palavras-chave:
Máscara, Escultura, Mascaramento, Confecção, Arte contemporâneaResumo
O presente artigo dedica-se à poética da máscara, com especial ênfase em seu processo de concepção e confecção. A partir de experiências pessoais da autora e da apresentação de
diferentes mascareiros e artistas contemporâneos, discute-se fatores visíveis e invisíveis presentes nessa arte que traduz o desejo e a necessidade de transmutação da face
humana. Nesse panorama, os princípios de modelagem perpassam os tempos, são reelaborados como reinvenções da escultura tradicional e a reflexão se estende para além
do teatral. A arte contemporânea se apresenta como um convite para se investigar a noção de mascaramento expandido, que articula elementos objetuais com a imagem do corpo e a produção de sentidos nesse território híbrido.
Referências
ARTIST TALKS: Tino Segal, about his work “Kiss”. [S. l.]: Fondation Beyeler, 2017. 1 vídeo (9 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZWfM71KsPTY. Acesso em: 14 jul. 2019.
CENTRE D’ART CONTEMPORAIN LA SYNAGOGUE DE DELME. Visitor’s Guide Jimmy Robert
Descendances du Nu. Delme, 2016. Disponível em:
http://www.cac-synagoguedelme.org/assets/exhibition/156/HELP-VISITE_JR.pdf. Acesso em: 14 jul.
CONTIN, Claudia. Madeira, couro, cores e carne: histórias entre Commedia dell’Arte e máscaras do
mundo. In: BELTRAME, Valmor Níni; ANDRADE, Milton de (org.). Teatro de máscaras. Florianópolis:
Udesc, 2010. p. 57-118.
COSTA, Felisberto Sabino da. Arquiteturas do corpo: máscaras e mascaramentos contemporâneos.
Revista Rascunhos: Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 2, p. 10-27, 2015.
DORMENT, Richard. Juan Muñoz: The Suspension of Certainty. The Telegraph, [S. l.], 29 jan. 2008.
Disponível em: https://www.telegraph.co.uk/culture/culturereviews/3670810/Juan-Munoz-Thesuspension-of-certainty.html. Acesso em: 25 jul. 2019.
FREIXE, Guy. Les Utopies du masque sur les scenes européenes du XXe
Siècle. Montpellier:
L’Entretemps, 2010.
HÖRNIGT, Frank. In Masken geht die Zeit. Das Werk des Maskenbildners Wolfgang Uztz. Berlin:
Theater der Zeit, 2010.
HYUNGKOO LEE. Altering Facial Features with RH5. [S. l.], 2003. Disponível em:
http://hyungkoolee.kr/portfolio/the-objectuals-altering-facial-features-with-rh5/. Acesso em: 11 jul.
LAGROU, Els. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. Revista Proa, v. 1, n. 2, 2010.
LANGER, Susanne K. Sentimento e forma. São Paulo: Perspectiva, 2011.
NETO, Aristóteles Barcelos. Apapaatai: rituais de máscaras no Alto Xingu. São Paulo: Edusp: Fapesp,
PICON-VALLIN, Béatrice. Uma verdadeira máscara não se esconde: um encontro com Eehard Stiefel e
Ariane Mnouchkine. Sala Preta, v. 12, n. 2, p. 154-175, dez. 2012.
POTTS, Alex. O teatro escultórico de Muñoz. In: MUÑOZ, Juan. Juan Muñoz: uma retrospectiva.
London: Tate Modern; Porto: Fundação de Serralves, 2008.
RODIN, August. A arte de conversas com Paul Gsell. Trad. Olga de Barros Barreto. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1990.
ROLNIK, Suely. Subjetividade em obra. Lygia Clark, artista contemporânea. Núcleo de Estudos da
Subjetividade, São Paulo, 2002. Disponível em:
https://www4.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Subjemobra.pdf. Acesso em: 26 maio
ROSSIN, Elisa de Almeida. O campo poético das máscaras: atravessamentos atemporais ensaiados
na pele e na forma. 2019. 190 p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade de São Paulo,
São Paulo, 2019.
SARTORI, Amleto; SARTORI, Donato. A arte mágica. Trad. Maria de Lourdes Rabetti. São Paulo: Ipsis,
TANYA LEIGHTON. It´s not Lame... It's Lamé, Jimmy Robert. [S. l.], 2017. Disponível em:
https://tanyaleighton.com/thumbs/exhibitions/it-s-not-lame-it-s-lame/robert_it-s-not-lameit-slame_1-1920x1276.jpg . Acesso em: 25 jul. 2019.
TUCKER, William. A linguagem da escultura. Trad. Antonio Manfredinni. São Paulo: Cosac Naify,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisa Rossin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.