A máscara no cinema

psicanálise e feminismo em Bela Vingança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52754

Palavras-chave:

Mary Ann Doane, Máscara, Cinema, Feminilidade, Bela Vingança

Resumo

O presente artigo apresenta a teoria da máscara no cinema, conforme formulada por Mary Ann Doane, com objetivo de sondar sua pertinência enquanto fundamento para um gesto de análise feminista voltado para a construção da subjetividade de personagens mulheres em obras de ficção. A partir da direção de arte no filme Bela vingança (2020), de Emerald Fennell, o artigo busca discutir em que medida a protagonista usa sua feminilidade como artefato de mascaramento que, em suas muitas variações, a permite planejar um processo de vingança como meio de lidar com uma experiência traumática de abuso sexual.

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Biografia do Autor

  • Roberta Oliveira Veiga

    Doutora em Comunicação pela UFMG, professora adjunta do Dep. de Comunicação e do PPGCOM da UFMG; coordena o grupo de pesquisa Poéticas Femininas, Políticas Feminista (UFMG-CNPq); integra o comitê-científico da SOCINE; é assessora científica da Fapesp. Pesquisadora pelo Projeto Universal do CNPq - Por teorias e métodos feministas no estudo do cinema: entre formas, narrativas e corpos de mulheres. Introduziu e leciona a disciplina Cinema e Feminismo na graduação, e Estéticas Feministas no PPGCOM-UFMG. Tradutora do livro Nothing Happens: Chantal Akerman’s Hyperrealist Everyday, de Ivone Margulies. Autora de vários artigos que abordam estudos de cinema e documentário com enfase nas escritas de si e em perspectivas feministas, e de capítulos em livros como: Feminino e Plural; Afectos, historia y cultura visual; Mulheres de Cinema.

  • Sthael Gomes dos Santos Patrício, UFMG

    Bacharel em Comunicação Social Audiovisual pela Universidade de Brasília. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Pragmáticas da Imagem. Bolsista do Projeto Universal do CNPq "Por teoria e métodos feministas no estudo do cinema: entre formas, narrativas e corpos de mulheres". Pesquisa e trabalha com direção de arte no cinema.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A máscara no cinema: psicanálise e feminismo em Bela Vingança. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 272–300, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52754. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52754. Acesso em: 24 dez. 2025.