A máscara no cinema

psicanálise e feminismo em Bela Vingança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52754

Palavras-chave:

Mary Ann Doane, Máscara, Cinema, Feminilidade, Bela Vingança

Resumo

O presente artigo apresenta a teoria da máscara no cinema, conforme formulada por Mary Ann Doane, com objetivo de sondar sua pertinência enquanto fundamento para um gesto de análise feminista voltado para a construção da subjetividade de personagens mulheres em obras de ficção. A partir da direção de arte no filme Bela vingança (2020), de Emerald Fennell, o artigo busca discutir em que medida a protagonista usa sua feminilidade como artefato de mascaramento que, em suas muitas variações, a permite planejar um processo de vingança como meio de lidar com uma experiência traumática de abuso sexual.

Biografia do Autor

Roberta Oliveira Veiga

Doutora em Comunicação pela UFMG, professora adjunta do Dep. de Comunicação e do PPGCOM da UFMG; coordena o grupo de pesquisa Poéticas Femininas, Políticas Feminista (UFMG-CNPq); integra o comitê-científico da SOCINE; é assessora científica da Fapesp. Pesquisadora pelo Projeto Universal do CNPq - Por teorias e métodos feministas no estudo do cinema: entre formas, narrativas e corpos de mulheres. Introduziu e leciona a disciplina Cinema e Feminismo na graduação, e Estéticas Feministas no PPGCOM-UFMG. Tradutora do livro Nothing Happens: Chantal Akerman’s Hyperrealist Everyday, de Ivone Margulies. Autora de vários artigos que abordam estudos de cinema e documentário com enfase nas escritas de si e em perspectivas feministas, e de capítulos em livros como: Feminino e Plural; Afectos, historia y cultura visual; Mulheres de Cinema.

Sthael Gomes dos Santos Patrício, UFMG

Bacharel em Comunicação Social Audiovisual pela Universidade de Brasília. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Pragmáticas da Imagem. Bolsista do Projeto Universal do CNPq "Por teoria e métodos feministas no estudo do cinema: entre formas, narrativas e corpos de mulheres". Pesquisa e trabalha com direção de arte no cinema.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

VEIGA, R. O.; PATRÍCIO, S. G. dos S. A máscara no cinema: psicanálise e feminismo em Bela Vingança. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 272–300, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52754. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52754. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê