Arte e imaginação nos mundos negros por Anne Lafont
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52767Palavras-chave:
Diáspora africana, Arte, PatrimônioResumo
A presente resenha pretende expor as principais questões discutidas em A arte dos mundos negros, seleção de textos de autoria de Anne Lafont. Neles, a autora debate, a partir das perspectivas da história da arte, da teoria e da crítica, e operando com uma lógica teórico-metodológica afrodiaspórica, importantes aspectos referentes à racialização empreendidos pela arte, pelo pensamento, e pelas diferentes trocas materiais empreendidas no contexto do tráfico escravagista entre os séculos XVI e XIX.
Referências
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de
Janeiro: Universidade Candido Mendes: Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.
LAFONT, Anne. Como a cor de pele tornou-se um marcador racial: perspectivas sobre raça a partir da
história da arte. ARS, São Paulo, v. 19, n. 42, p. 1289-1355, 2021.
LAFONT, Anne. Uma africana no Louvre. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.
LAFONT, Anne. A arte dos mundos negros: história, teoria, crítica. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo,
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pedro Ernesto Freitas Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.