Arte e imaginação nos mundos negros por Anne Lafont

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52767

Palavras-chave:

Diáspora africana, Arte, Patrimônio

Resumo

A presente resenha pretende expor as principais questões discutidas em A arte dos mundos negros, seleção de textos de autoria de Anne Lafont. Neles, a autora debate, a partir das perspectivas da história da arte, da teoria e da crítica, e operando com uma lógica teórico-metodológica afrodiaspórica, importantes aspectos referentes à racialização empreendidos pela arte, pelo pensamento, e pelas diferentes trocas materiais empreendidas no contexto do tráfico escravagista entre os séculos XVI e XIX.

Referências

GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34; Rio de

Janeiro: Universidade Candido Mendes: Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2012.

LAFONT, Anne. Como a cor de pele tornou-se um marcador racial: perspectivas sobre raça a partir da

história da arte. ARS, São Paulo, v. 19, n. 42, p. 1289-1355, 2021.

LAFONT, Anne. Uma africana no Louvre. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2022.

LAFONT, Anne. A arte dos mundos negros: história, teoria, crítica. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo,

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

LIMA, P. E. F. Arte e imaginação nos mundos negros por Anne Lafont. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 301–310, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52767. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52767. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenha