Adorno e a ficção científica
reflexões teórico-estéticas e dialético-críticas a partir de uma nota de rodapé
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.57761Palavras-chave:
Theodor W. Adorno, ficção científica, teoria crítica, teoria estéticaResumo
Neste artigo analisa-se uma nota de rodapé escrita por Theodor W. Adorno referente às suas percepções à ficção científica. Essa declaração é posta em debate com sua própria teoria estética e com estudiosos e pensadores da arte e da literatura, além de promover atritos em aproximações com a ficção científica, arte e teóricos críticos.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Crítica cultural e sociedade. In: ADORNO, Theodor W. Indústria cultural e sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 45-61.
ADORNO, Theodor W. As estrelas descem à Terra: a coluna de astrologia do Los Angeles Times, um estudo sobre superstição secundária. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2020.
ADORNO, Theodor W. Introdução à dialética. São Paulo: Editora Unesp, 2022.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. O Iluminismo como mistificação das massas. In: ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 5-44.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
BASSANI, João Carlos. A teoria crítica de Max Horkheimer. 2014. 98 p. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, 1: magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 241-252.
FREEDMAN, Carl. Critical Theory and Science Fiction. Middletown, Connecticut: Hanover-Wesleyan University Press; University Press of New England, 2000.
HAÜSER, Arnold. História social da literatura e da arte: tomo II. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1972.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Uma introdução à estética. In: BRAS, Gérard. Hegel e a arte: uma apresentação da estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética: volume II. São Paulo: Edusp, 2000.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A Razão na História: uma introdução geral à filosofia da história. Introdução de Robert S. Hartman. Tradução de Beatriz Sidou. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2001.
HORKHEIMER. Max. Teoria Tradicional e Teoria Crítica. In: ADORNO, Theodor W.; BENJAMIN, Walter; HABERMAS, Jürgen; HORKHEIMER, Max. Os pensadores: textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980a. p. 117-154.
HORKHEIMER. Max. Filosofia e Teoria Crítica. In: ADORNO, Theodor W.; BENJAMIN, Walter; HABERMAS, Jürgen; HORKHEIMER, Max. Os pensadores: textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980b. p. 155-161.
HORKHEIMER, Max. Teoria Crítica: uma documentação – tomo 1. Tradução de Hilde Cohn. São Paulo: Edusp, 1990.
JAMESON, Fredric. Archeologies of the Future: The Desire Called Utopia and Other Science Fictions. London: Verso, 2005.
JAMESON, Fredric. Arqueologias do futuro: o desejo chamado Utopia e outras ficções científicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
JAY, Martin. Teoria Estética e crítica à cultura de massa. In: JAY, Martin. A imaginação dialética: história da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008. p. 229-280.
KEFALIS, Christos. When Science Fiction Meets Marxism. Dissident Voice, Santa Rosa, Feb. 21st, 2009.
MARCUSE, Herbert. Filosofia e Teoria Crítica. In: MARCUSE, Herbert. Cultura e sociedade: vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. p. 137-160.
MIÉVILLE, China. Marxismo e fantasia. Margem Esquerda, n. 23, p. 107-117, 2014.
ROBERTS, Adam. Science Fiction. New York: Routledge, 2000.
RODRIGUES, Elsa Margarida. Ecos do mundo zero: guia de interpretação de futuros, aliens e ciborgues. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
SCHOLES, Robert; RABKIN, Eric. Science Fiction: History, Science, Vision. Oxford: Oxford University Press, 1977.
SOBCHACK, Vivian. Screening Space: The American Science Fiction Film. New Brunswick: Rutgers University Press, 1997.
SUVIN, Darko. Metamorphoses of Science Fiction: On the Poetics and History of a Literary Genre. New Haven: Yale University Press, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Victor Finkler Lachowski

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.







