Greco e Minujín

nos primórdios da arte contemporânea argentina

Autores

  • Rodrigo Hipólito PPGA-UFES
  • Angela Grando PPGA-UFES

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58350

Palavras-chave:

Alberto Greco, Marta Minujín, historiografia da arte, informalismo

Resumo

Este texto desenvolve o pareamento entre Viaje de pie en metro de Sol a Lavapiés, de Alberto Greco, e La Destrucción, de Marta Minujín, ambas de 1963. Essas ações marcaram uma rejeição à comercialização da arte e refletiram posturas experimentais e críticas frente à institucionalização das práticas artísticas. Elas podem ser mais bem compreendidas diante da “condição pendular” da arte latino-americana, entre influências internacionais e afirmações locais. Greco e Minujín não apenas dialogaram com as tendências hegemônicas da arte conceitual e informalista, mas as ressignificaram e desenvolveram linguagens próprias alinhadas às questões políticas, culturais e sociais do sul global. Através de diálogos bibliográficos, análise documental, descrição e comparativo entre os trabalhos e seus processos de realização, conclui-se que essas ações foram planejadas, em suas singularidades e convergências, e configuraram marcos fundamentais para o entendimento da arte contemporânea argentina, desafiaram narrativas centradas no norte geopolítico e ampliaram os horizontes da historiografia da arte latino-americana.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Hipólito, PPGA-UFES

    Doutorando em Arte e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGA-UFES), mestre em Teoria e História da Arte (PPGA-UFES) e Bacharel em Artes Plásticas pela mesma instituição; Professor do Departamento de Teoria da Arte e Música (DTAM-UFES, 2015-2020), do Departamento de Comunicação Social (DEPCOM-UFES, 2023-) dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Faculdade Europeia de Vitória (FAEV, 2015-2023); É apresentador do podcast Não Pod Tocar, debatedor do MIDcast Política e do podcast Pindorama e integrante do Laboratório de Pesquisa em Teorias da Arte e Processos (LabArtes-UFES). É editor da Revista do Colóquio (periodicos.ufes/colartes) e editora a Revista Farol (periodicos.ufes/farol). É redator do site Nota Manuscrita (notamanuscrita.com), artista e crítico atuante pelos grupos Coletivo Monográfico e Nota Manuscrita, com os quais tem produzido textos, vídeos, ações performáticas e instalações desde 2009.

  • Angela Grando, PPGA-UFES

    Doutorado em Historia da Arte pela Université de Paris I - Sorbonne (2002); Mestrado História da Arte pela - Université de Paris I - Sorbonne (1998); Graduação em História da Arte pela Université Paul Valéry - Montpellier III (1985). Pós-doutorado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL); Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) - [2019]; Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, coordena o Laboratório de pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes - UFES/CNPq.

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Publicado

2025-09-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Greco e Minujín: nos primórdios da arte contemporânea argentina. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 34, p. 468–493, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.58350. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/58350. Acesso em: 13 dez. 2025.