Fluxo de criatividade e sustentabilidade
o papel da arte na construção de um novo olhar e na promoção da consciência ecológica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58977Palavras-chave:
Eco Showboat, arte ecológica, interdisciplinaridade, paisagem, engajamento comunitário.Resumo
Este artigo examina o projeto Eco Showboat, liderado por Anne Cleary e Denis Connolly na Irlanda (2022-2023), que percorreu vias navegáveis reunindo cientistas, artistas locais e comunidades em torno de desafios ecológicos e climáticos. O estudo analisa criticamente o papel da arte na promoção da consciência ecológica e da ação comunitária. Utilizando uma abordagem qualitativa e interdisciplinar, demonstra como o projeto fomentou o diálogo entre perspectivas artísticas, científicas e locais. Os resultados mostram que esse modelo colaborativo e participativo vai além da mera representação de questões ambientais, contribuindo para definir a “arte ecológica” como prática transformadora e intervencionista com impactos sociais e ambientais concretos. Por fim, o projeto ilustra a arte ecológica como prática viva, capaz de reconectar natureza e cultura e inspirar engajamento comunitário contínuo.
Downloads
Referências
ALKHATTABI, N. A. The Roots of Ecofeminism in Terry Tempest Williams “Refuge”. Journal of Arts and Humanities, v. 8, n. 2, p. 1-6, 2019. Disponível em: https://theartsjournal.org/index.php/site/article/view/1581. Acesso em: 26 jun. 2025.
BARBER, F.; GILSON, J. Stormy Weather: Textile Art, Water and Climate Emergency. Textile, v. 22, n. 3, p. 515-527, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/14759756.2023.2239568.
BARTKEVICIUS, J.; HUSSMANN, M.; WILLIAMS, T. T. A Conversation with Terry Tempest Williams. The Iowa Review, v. 27, n. 1, p. 1-23, 1997.
CESARINO, P. Conflitos de pressupostos na Antropologia da Arte: relações entre pessoas, coisas e imagens. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 93, p. e329306, 2017.
CLARK, L. Caminhando. In: ROLNIK, S. (org.). Lygia Clark: da obra ao acontecimento – nós o corpo. São Paulo: Ubu; Itaú Cultural, 2014. p. 206-207.
COLUMBANO, A. The Studio, the Architect, the Post-Studio, and the Artist. Charrette, v. 2, n. 1, p. 69-80, 2015.
CONNOLLY, D.; CLEARY, A. Presentation. [2010?]. Disponível em: https://www.connolly-cleary.com/Home/About_Us_files/connolly_cleary_presentation-2010.pdf. Acesso em: 2 maio 2024.
EASTWOOD, D. The Studio as Cloud. In: ACETI, L.; THOMAS, P.; COLLESS, E. (ed.). Leonardo Electronic Almanac, v. 22, n. 1, 2017. Disponível em: https://contemporaryarts.mit.edu/pub/thestudioascloud. Acesso em: 15 dez. 2024.
FEENBERG, A. From Critical Theory of Technology to the Rational Critique of Rationality. Social Epistemology, v. 22, n. 1, p. 5-28, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/02691720701773247.
FOSTER, R. F. Modern Ireland: 1600-1972. London: Penguin Books, 1988.
GABLIK, S. The Reenchantment of Art. London: Thames and Hudson, 1991.
GRAEVE, J. Interview Granted to the Authors. Howth, Aug. 12, 2024.
HEIDEGGER, M. The Question of Technics. Scientiæ Studia, v. 5, n. 3, p. 375-398, 2007.
INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE (IPCC). Climate Change and Land: An IPCC Special Report on Climate Change, Desertification, Land Degradation, Sustainable Land Management, Food Security, and Greenhouse Gas Fluxes in Terrestrial Ecosystems. 2019. Disponível em: https://www.ipcc.ch/srccl/. Acesso em: 30 nov. 2024.
JONES, A. Body Art: Performing the Subject. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1998.
KAGAN, S. The Practice of Ecological Art. [plastik], v. 4, 2014. Disponível em: http://art-science.univ-paris1.fr/plastik/document.php?id=866. Acesso em: 25 jun. 2025.
KIELY, R. Incomparable Poetry: An Essay on the Financial Crisis of 2007-2008 and Irish Literature. [California]: Punctum Books, 2020.
KRAUSS, R. La escultura en el campo expandido. In: FOSTER, H. (org.). La posmodernidad. México: Kairós, 1988. p. 59-74.
MACKEY, C. Future-Forward Model for Social Practice. Fugitive Papers, n. 5, p. 20-23, Winter 2013.
MACKEY, C. Seed Matter: Re-Seedling the Herbarium. In: ALONSO, C. (org.). Mutating Ecologies in Contemporary Art. Barcelona: Edicions de la Universitat de Barcelona, 2019. p. 93.
MARSHALL, C. In Search of the Bigger Picture: The New Irish Art. Études Irlandaises, v. 32, n. 2, p. 101-123, 2007. DOI: https://doi.org/10.3406/irlan.2007.1803.
MILAN, G. L. The Architecture of the (Post) Studio: Jackson Pollock’s Barn and Andy Warhol’s Silver Factory. Frontiers of Architectural Research, v. 12, n. 2, p. 266-276, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.foar.2022.11.001.
MORTON, T. Poisoned Ground: Art and Philosophy in the Time of Hyperobjects. Symploke, v. 21, n. 1-2, p. 37-50, 2013. DOI: https://doi.org/10.5250/symploke.21.1-2.0037.
MURPHY, D. The Water Song. 2022. 1 vídeo (6 min). Publicado pelo canal School of Looking. Disponível em: https://youtu.be/Wga7G9otvXc. Acesso em: 17 abr. 2025.
O’BRIEN, H. The Real Ireland: The Evolution of Ireland in Documentary Film. Manchester: Manchester University Press, 2004.
O’TOOLE, F. Heroic Failure: Brexit and the Politics of Pain. London: Bloomsbury Publishing, 2018.
OITICICA, H. Programme environnemental. In: GALERIE NATIONALE DU JEU DE PAUME (ed.). Hélio Oiticica: Catalogue d’exposition, juin-août 1992. Paris: Galerie nationale du Jeu de Paume, 1992. p. 103.
PHILLIPS, Á. (ed.). Performance Art in Ireland: A History. Bristol: Intellect Books, 2015.
ROTHENBERG, D. Go There to Listen: How Music Based on Nature Might Not Need Natural Sounds. In: HERZOGENRATH, B. (ed.). The Farthest Place: The Music of John Luther Adams. Boston: Northeastern University Press, 2012. p. 107-115.
SCHAFFER, R. M. Music and the Soundscape. In: ROTHENBERG, D.; ULVAEUS, M. (ed.). The Book of Music and Nature: An Anthology of Sounds, Words, Thoughts. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 2001. p. 58-68.
SCOTT, M.; PARKINSON, A.; WALDRON, R.; REDMOND, D. Planning for Historic Urban Environments under Austerity Conditions: Insights from Post-Crash Ireland. Cities, v. 103, p. 102788, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cities.2020.102788.
SLABY, A. Les festivals, miroirs et vitrines de l’identité culturelle irlandaise. In: POIRRIER, P. (dir.). Festivals et sociétés en Europe XIXe–XXIe siècles. Territoires contemporains, nouvelle série, n. 3, 25 jan. 2012. Disponível em: http://tristan.u-bourgogne.fr/CGC/publications/Festivals_societes/A_Slaby.html. Acesso em: 15 jan. 2024.
SPARTZ, J. T. Songwriting as Expression of Cultural Ecosystem Services. In: INTERNATIONAL ENVIRONMENTAL COMMUNICATION ASSOCIATION’S BIENNIAL CONFERENCE ON COMMUNICATION & ENVIRONMENT, 15., 2019, Vancouver. Waterlines: Confluence and Hope Through Environmental Communication. Vancouver: University of British Columbia, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334002244_Songwriting_as_Expression_of_Cultural_Ecosystem_Services#fullTextFileContent. Acesso em: 3 abr. 2024.
TIPTON, G. The Shape of Things to Come: Building for the Arts in Ireland. Études Irlandaises, v. 32, n. 2, p. 125-135, 2007. DOI: https://doi.org/10.3406/irlan.2007.1804.
TSING, A. Unruly Edges: Mushrooms as Companion Species: For Donna Haraway. Environmental Humanities, v. 1, n. 1, p. 141-154, 2012. DOI: https://doi.org/10.1215/22011919-3616004.
VIVEIROS DE CASTRO, E. Cosmological Deixis and Amerindian Perspectivism. The Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 4, n. 3, p. 469-488, 1998. DOI: https://doi.org/10.2307/3034157.
VOLVEY, A. Land Arts: Les fabriques spatiales de l’art contemporain. Travaux de l’Institut Géographique de Reims, v. 33-34, n. 129-130, p. 3-25, 2007. DOI: https://doi.org/10.3406/tigr.2007.1527.
WEINER, D.; BLOOMER, J.; Ó CONCHÚIR, R.; DALTON, C. The Role of Volunteers and Citizen Scientists in Addressing the Decline of Water Quality in Irish River Catchments. Citizen Science: Theory and Practice, v. 7, n. 1, p. 13, 2022. DOI: https://doi.org/10.5334/cstp.447.
WHITE, V. Paris Imagining Ireland. Irish Times, 23 maio 1996. Disponível em: https://www.irishtimes.com/culture/paris-imagining-ireland-1.51850. Acesso em: 27 jun. 2025.
WIGGIN, B. Forgotten Places and Radical Hope on Philadelphia’s Tidal Schuylkill River. Open Rivers: Rethinking Water, Place & Community, n. 6, p. 7-11, Spring 2017. Disponível em: https://openrivers.lib.umn.edu/article/forgotten-places-and-radical-hope-on-philadelphias-tidal-schuylkill-river/. Acesso em: 26 jun. 2025.
WILLIAMS, T. T. Refuge: An Unnatural History of Family and Place. New York: Vintage Books, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, Rosa De Marco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Universidade Federal de Minas Gerais
Números do Financiamento ônus limitado







