Esculpir o invisível

poéticas da ausência em artistas latino-americanos contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.59348

Palavras-chave:

colapso das representações, experiências-limite, poéticas da ausência, violência, trauma

Resumo

Este artigo explora como os artistas latino-americanos contemporâneos Voluspa Jarpa, Doris Salcedo, Alfredo Jaar e Alice Miceli utilizam poéticas da ausência, como silêncio, opacidade e fragmentação, para representar experiências-limite e resistir simbolicamente à violência histórica. Examina-se de que maneira essas práticas artísticas subvertem os regimes hegemônicos de visibilidade e representação, propondo modos alternativos de inscrição da memória. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e crítica, com análise formal e conceitual das obras em diálogo com teorias da arte e da memória. Os resultados indicam que essas práticas funcionam como contra-arquivos, desafiando narrativas hegemônicas. Conclui-se que tais poéticas reconfiguram modos de lembrar, apesar de limitações como o risco de estetização e a recepção institucional.

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Biografia do Autor

  • Ramsés Albertoni Barbosa, Doutor em Artes pelo PPGACL-UFJF

    O pesquisador e professor é Graduado em Letras pela UFJF, Mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ e Mestre em Comunicação pelo PPGCOM da UFJF. Atualmente cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Artes & Design na UFJF e o Doutorado em Artes pelo PPGACL da UFJF.

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Publicado

2025-09-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Esculpir o invisível: poéticas da ausência em artistas latino-americanos contemporâneos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 34, p. 188–219, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.59348. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/59348. Acesso em: 14 dez. 2025.