The Graffiti on Belém’s River (PA)

The Visual Sign of Art on Combu Island

Authors

  • Will Montenegro Teixeira Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) e Faculdade Pan Amazônica (Fapan)
  • Lucilinda Ribeiro Teixeira Universidade da Amazônia (Unama)
  • José Ferreira Junior Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.45234

Keywords:

Graffiti, Street River, Combu Island, intersection, meaning

Abstract

This paper analyzes graffiti with a focus on the production of meaning and the construction of meanings, generated by the Street River project, on Ilha do Combu, in Belém (PA). The theoretical scope is based on the philosophies of Peirce (2017) and Dewey (2010) and subsidized by Santaella (1994, 1995, 2002, 2004, 2006, 2012, 2013, 2017, 2019, 2020), Santaella and Nöth (2001, 2017), Silva (2014), Cauquelin (2007, 2005). The
methodological approach, based on applied semiotics, took place through exploratory, descriptive and explanatory research, with data collection in documentary, bibliographic and field research. The paper concludes that interaction is the point of confluence of the intersection and the ingredient of the experience in which meaning is present.

Author Biographies

  • Will Montenegro Teixeira, Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) e Faculdade Pan Amazônica (Fapan)

    Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (Unama). Mestre em Ciências Sociais - área de concentração em Sociologia - pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac (Senac/RJ). Pós-graduado em Aperfeiçoamento para a Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela Fundação Dom Cabral (FDC/MG). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade da Amazônia (Unama). Professor adjunto nos cursos de graduação da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen) e da Faculdade Pan Amazônica (Fapan). Pesquisador do grupo de pesquisa Comunicação, linguagens, discursos e memórias na Amazônia da UFPA (certificado pelo CNPq). Integrante do grupo de pesquisa Interfaces do Texto Amazônico (Gita) da Unama (certificado pelo CNPq).

  • Lucilinda Ribeiro Teixeira, Universidade da Amazônia (Unama)

    Estágio pós-doutoral pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem licenciatura plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora titular da Universidade da Amazônia (Unama), exercendo a docência nos cursos de graduação em Letras e em Moda. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (Mestrado e Doutorado) da Unama, atuando na linha de pesquisa Linguagem, Identidade e Cultura da/na Amazônia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Criação Literária e Artística, Apropriação, Semiótica, Literatura e Criação.

  • José Ferreira Junior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Estágio pós-doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (2022). Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor titular da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão, exercendo a função de docente permanente na Linha de Pesquisa Expressões e Processos Socioculturais. Docente permanente e ex-coordenador do Programa do Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional - PPGCOMPro), da UFMA, campus São Luís.

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fotografia digital.

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Igarapé do Combu. 2018c. 1 fotografia digital.

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TEIXEIRA, W. M. Efeito de luz e sombra sob a casa do Furo da Paciência às 10h da manhã. 2017b. 1

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Published

2024-04-01 — Updated on 2024-05-13

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How to Cite

The Graffiti on Belém’s River (PA): The Visual Sign of Art on Combu Island. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 272–309, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.45234. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/45234. Acesso em: 19 dec. 2024.

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