O mito das cores primárias
um ensaio sobre a arbitrariedade dos sistemas cromáticos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.57348Palavras-chave:
cores primárias, teoria das cores, cores na arte, cor-tinta e cor-luz, percepção das coresResumo
Este artigo tem por tema o estudo das cores, com foco nas categorias denominadas cores primárias ou fundamentais presentes nos sistemas cromáticos pigmentares e luminosos, abordados do ponto de vista da ótica, da filosofia, da história da arte pictórica euro-ocidental e das tecnologias de produção de tintas. Ao trazer esses estudos de forma sucinta, deseja-se realizar uma reflexão sobre algumas arbitrariedades categóricas que influenciam ou fundamentam o imaginário, a sensibilidade e a educação sobre as cores, de modo a potencializar outras formas de pensá-las, percebê-las e utilizá-las.
Downloads
Referências
AADOBE. What is the Meaning of the Color Magenta? [2025]. Disponível em: https://www.adobe.com/express/colors/magenta#:~:text=Aniline%20dyes%20were%20the%20first,Verguin%20renamed%20the%20pigment%20magenta. Acesso em: 25 jul. 2025.
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 2005.
BENSON, J. L. Greek Color Theory and the Four Elements: A Cosmological Interpretation. Massachusetts: University of Massachusetts Amherst Libraries, 2000. Disponível em: https://scholarworks.umass.edu/art_jbgc/1. Acesso em: 28 jan. 2025.
BRITANNICA. Jakob Christof Le Blon: Painter and Engraver. [2007]. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Jakob-Christof-Le-Blon. Acesso em: 30 jan. 2025.
BRUBRINQ PLAYGROUNDS: fabricante de brinquedos de parque. [2025]. Disponível em: https://brubrinq.com.br/. Acesso em: 31 jan. 2025.
COLOUR INDEX. MAGENTA. [2025]. Disponível em: https://www.thecolourindex.com/MAGENTA. Acesso em: 25 jul. 2025.
COLOUR LEX: Science and Art. Website educativo. [2025]. Disponível em: https://colourlex.com/. Acesso em: 30 jan. 2025.
COMISSION INTERNATIONALE D’ECLAIRAGE. Website. [2025]. Disponível em: https://www.cie.co.at/. Acesso em: 28 jan. 2025.
DELAMARE, François; GUINEAU, Bernard. Colour: Making and Using Dyes and Pigments. London: Thames and Hudson, 2016.
FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor: livro essencial para a consciência das cores. São Paulo: Senac, 2007.
GAGE, John. A cor na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
GARTSIDE, Mary. An Essay on a New Theory of Colors and on Composition in General. 2nd Ed. London: Barfield, 1808. Disponível em: https://publicdomainreview.org/collection/gartside-theory-of-colours/. Acesso em: 18 ago. 2025.
GOETHE, Johann Wolfgang Von. Doutrina das cores. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.
KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (dir.). A pintura: textos essenciais. Vol 1: O mito da pintura. São Paulo: 34, 2004.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Léo Christiano Editorial, 2002.
PEREIRA, Carolina Ferreira. O que você pensa sobre as cores? Trabalho realizado como requisito para aprovação na disciplina Fundamentos da Cor. Docente responsável: Paula Mastroberti. Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, Departamento de Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024.
PIGMENTS THROUGH THE AGES. Webexhibits. [2025]. Disponível em: https://www.webexhibits.org/pigments/. Acesso em: 4 fev. 2025.
PIXART PRINTING. #Powercolours – Magenta: History and Curiosities of an Iconic Colour. blog. by Pixartprinting, 19 jul. 2024. Disponível em: https://www.pixartprinting.co.uk/blog/magenta-colour/?srsltid=AfmBOoqczGbGuaCKAdncZtJdtqoH0rJGJjdpJzzE7G_W9eRG3FPOv3lf. Acesso em: 25 jul. 2025.
RIBEIRO, Jair Lúcio Prados. “Sobre as cores” de Isaac Newton: uma tradução comentada. Revista Brasileira de Ensino da Física, v. 39, n. 4, e4604, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30859. Acesso em: 28 jan. 2025.
SANTOS, Tiganá Santana Neves. A cosmologia africana dos bantu-kongo por Bunseki Fu-Kiau: tradução negra, reflexões e diálogos a partir do Brasil. 2019. 234 p. Tese (Doutorado em Estudos de Tradução) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a visão e as cores. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.
THE BRITISH MUSEUM. Jakob Christof Le Blon. [2025]. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/collection/term/BIOG35081. Acesso em: 25 jul. 2025.
WINSOR & NEWTON: Manufacturers of Artist’s Materials. London, UK, [2025]. Disponível em: https://eu.winsornewton.com/en-row. Acesso em: 4 fev. 2025.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Anotações sobre cores. Lisboa: Edições 70, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Mastroberti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.







