O LABORATÓRIO-ATELIÊ

ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTE

Authors

Keywords:

Teaching/learning in art, Teaching materials, Studio-laboratory

Abstract

Teaching materials for art education are complex and should take into consideration not only the subject's inherent aesthetic aspects but also its various cultural contexts and mediums. Art teachers need to be able to prepare appropriate teaching materials for their students and therefore it is necessary for teacher-training courses to include a space for training in such preparation. It is suggested that the studio-laboratory is the space that offers the most appropriate environment, from an artistic and pedagogical point of view, for that training.

Author Biographies

GERALDO FREIRE LOYOLA, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Possui Bacharelado em Artes Plásticas, Licenciatura em Educação Artística e Pós-Graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignard, Universidade do Estado  de Minas Gerais (UEMG); Mestrado e Doutorado em Artes na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como Artista Plástico e Consultor Didático para o ensino-aprendizagem em Arte. É diretor da série Professor Artista e Professor Adjunto na Escola de Belas Artes da UFMG.

LUCIA GOUVÊA PIMENTEL, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Artes Visuais (1982) e Mestrado em Educação (1993) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1999). É Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora Adjunta da área de Artes/Música para o Mestrado Profissional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Conselheira do Instituto Arte das Américas. Foi Assessora da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (2010-2014), membro do Conselho Mundial da InSEA (2008-2014), do Grupo de Especialistas em Arte/ Educação, Cultura e Cidadania da Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI, Vice- Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP (2013-2014), Secretária Geral do Conselho Latinoamericano de Ensino de Arte - CLEA (2007-2009), membro da Comissão Tripartite MEC, MinC, OEI e da Comissão de Avaliação Trienal- Artes da CAPES. É líder do Grupo de Pesquisas Ensino da Arte e Tecnologias Contemporâneas e participa de grupos de pesquisa em Educação e em Tecnologias. Atua como artista, professora e pesquisadora, com ênfase em Ensino de Arte e em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, artes visuais, ensino de arte e tecnologia, arte/educação, formação de professores, cognição imaginativa e gravura. É membro da Associação Mineira de Arte/Educadores - AMARTE, da Federação de Arte/Educadores do Brasil -FAEB, da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, do Conselho Latinoamericano de Educação pela Arte - CLEA, da International Society for Education through Art - InSEA. É membro do Conselho Editorial de várias revistas na área, sendo Editora da Revista CLEA, membro da Equipe Editorial do Art Research Journal ? ARJ. Coordenadora da Coleção Arte&Ensino da Editora C/ARTE.

References

Brígida Campbell, 2013. 19min56s. Dir.: Geraldo Loyola, Maurício Gino, Sérgio Vilaça. Brasil. Série Professor Artista. Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais (CEEAV/EBA/UFMG). Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=8x5bL9nZO1g (Acesso em 10/06/2017).

Eugênio Paccelli Horta, 2013. 17min52s. Dir.: Geraldo Loyola, Sérgio Vilaça. Brasil. Série Professor Artista. Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais (CEEAV/EBA/UFMG).

Published

2017-11-22

How to Cite

LOYOLA, G. F.; PIMENTEL, L. G. O LABORATÓRIO-ATELIÊ: ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTE. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 96–108, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15499. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section