A COR E O PROFESSOR DE ARTE

O ENSINO DA COR NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILERA

Authors

  • MILENA QUATTRER Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Brasil http://orcid.org/0000-0001-6941-8008
  • ANNA PAULA SILVA GOUVEIA Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Keywords:

Color, Art teacher, Schoolbook

Abstract

The present article aims to present appointments and reflections generated from the analysis of a questionnaire about teaching and study of color in art classes, answered by Art teachers who work in public and private Brazilian schools. The analyzes have revealed that the art teachers lack basic theoretical knowledge, materials and adequate physical structure that enable them to develop teaching-learning procedures on color in accordance with the circumstances and needs of contemporary society.

Author Biographies

MILENA QUATTRER, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Brasil

Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - Campus Belford Roxo). Aluna regular do curso de Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com o projeto intitulado A cor no livro didático de Arte. Mestre em Artes Visuais (2013), pela mesma instituição, com o projeto intitulado Cor e infográfico - O Design da Informação na imprensa e no livro didático. Graduada em Educação Artística - Artes Plásticas nas modalidades Licenciatura (2008) e Bacharelado (2010) pela UNICAMP. Atua nos grupos de pesquisa Mantis - cor, cariz e sintaxe visual (UNICAMP) e Sustentabilidade e Economia Criativa: estudo do setor têxtil-confeccionista e de moda (IFRJ). Pesquisa os seguintes temas: Cor e educação estética; Cor e design da informação; Artesanato e Moda no contexto da Sustentabilidade e da Economia Criativa; Construção de acervo, registro, catalogação, sistematização de Indumentária e de Moda. Foi Professora de Arte da Rede Municipal de Campinas, supervisora bolsista do subprojeto de Artes Visuais (UNICAMP) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da CAPES e Professora Visitante do Curso de Especialização em Design Gráfico da UNICAMP. Expôs na Quadrienal de Praga (2007) os projetos coletivos de cenografia Aruana Heto e Nelson Rodrigues mostra a vida como ela é. Com este último projeto participou da Riocenacontemporânea 2007 e da Exposição Brasileira de Cenografia e Figurinos: o universo e a obra dramática de Nelson Rodrigues (2007).

ANNA PAULA SILVA GOUVEIA, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Arquiteta (1986) e Doutora (1998) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - FAU USP. Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP nos cursos de graduação em Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo. Diretora Associada do Instituto de Artes da UNICAMP (gestão 2011-2015). Coordenadora dos Programas de Pós-graduação em Artes (gestão 2009-2015) e Artes Visuais (gestão 2010-2011) do Instituto de Artes da UNICAMP. Experiência em Arquitetura, Artes Visuais e Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico e Comunicação Visual. Pesquisa os seguintes temas: Metodologia de projeto e ensino; Cor e tipografia aplicada à paisagem urbana; Arte-joalheria. Membro da diretoria da SBDI - Sociedade Brasileira de Design da Informação - gestões 2007/2008 e 2009/2010. Membro do Conselho Editorial da Revista Infodesign e da Revista Visuais do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Unicamp. Membro do Comitê Científico da Revista Educação Gráfica- UNESP Bauru, Revista Pitágoras 500 - Unicamp e Revista Oculum Ensaios. Assessor AdHoc FAPESP, CNPQ, MACKPesquisa e SAE/PIBIC UNICAMP.

References

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte: Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.

GAGE, J. Color in art. Londres: Thames & Hudson, 2006.

SILVA, J. M. K. Sala de arte: a importância do espaço. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica, 2008.Curitiba: SEED/PR., 2011. v.2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1657-8.pdf>. Acesso em: 6 jul. 2017.

QUATTRER, M.; GOUVEIA, A. P. S. O ensino da cor nos livros didáticos de Arte. In: Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 4., 2015, Rio de Janeiro. Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, São Paulo: Blucher Design

Proceedings, 2016. São Paulo: Blucher, 2016. p. 40-52. Disponível em: <http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/22570> Acesso em: 29 mai. 2017.

Published

2017-11-22

How to Cite

QUATTRER, M.; GOUVEIA, A. P. S. A COR E O PROFESSOR DE ARTE: O ENSINO DA COR NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILERA. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 165–193, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15503. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section