Coleção e arquivo como prática coletiva

A narrativa, a retórica e o semiológico

Authors

  • Yacy-Ara Froner Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Keywords:

Collection, museum, memory, indexes, semiophor

Abstract

This paper aims to discuss the process of organization of the collections in the course of the 19th and 20th centuries through the systematization of relations of narrative, rhetoric and semiology. The endemic insertion of time and space, as itinerary or as a strategy, manages concepts of memory and of authorial projection. The structural principles linked to collective values found the proposals and protocols of selection, acquisition, organization, and display of objects such as image and semiophor of colportage of relational space under the optics of the Collections. 

Author Biography

Yacy-Ara Froner, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Doutora em História Econômica pela FFLCH-USP com tese defendida na área de cultura material e patrimônio; mestre em História Social pela mesma instituição com dissertação defendida sobre arte colonial e sistemas simbólicos; especialista nas áreas de História da Arte e Cultura Barroca pela IAC-UFOP e Conservação e Restauração pelo CECOR-UFMG. Atualmente, professora da área de Teoria, Crítica e História da Arte na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes e Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. Coordena o Grupo de Pesquisa ARCHE.

References

BENJAMIN, Walter. O Colecionador. In: Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009, p.237-247.

CAUQUELIN, Anne. Introdução à arte contemporânea. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2005.

DESCAMPS, C. Ideias filosóficas contemporâneas na França. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A Pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012.

FOUCAULT. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

FOUCAULT. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FRONER, Yacy-Ara. Estruturalismo: por um sistema de significações do sensível. In: Anais do XXX do Colóquio Brasileiro de História da Arte, Rio de Janeiro: CBHA, 2010, p. 1-14.

GUASCH, Anna Maria. El photoarchivo em las prácticas literárias, historiográficas y artísticas. In: Arte y Archivo, 1920-2010: genealogías, tipologías Y discontinuidades. Madrid: Akal, 2011, p. 21-44.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

POMIAN, Krzysztof. Coleções. In: Memória/História. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984, p.51-86. (Enciclopédia Einaudi, vol.1).

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. São Paulo: Ediouro, 2002. (vol. 1).

Published

2015-06-01

How to Cite

FRONER, Y.-A. Coleção e arquivo como prática coletiva: A narrativa, a retórica e o semiológico. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 165–177, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15678. Acesso em: 19 jul. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section