AS BIENAIS NACIONAIS DE SÃO PAULO

O CASO DA PRÉ-BIENAL 1970

Authors

  • Renata Cristina de Oliveira Maia Zago Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Keywords:

National Biennial of São Paulo, Biennial Foundation, Brazilian art in the 1970s

Abstract

The objective of this paper is to present the first in a series of four exhibitions held by the São Paulo Biennial Foundation between the years 1970 and 76, called National Biennials of São Paulo. Based on research elaborated in historical documents in the Historical Archive Wanda Svevo, the aim was to analyze the causes that led to the creation of the Pre-biennial of 1970, its role and its relevance for the São Paulo Biennial Foundation and for the historical and artistic scenario of the period. Despite being exhibitions organized by the Biennial Foundation, the National Biennials were marginalized by the history built by the Foundation and overlooked by the historiography of art.

Author Biography

Renata Cristina de Oliveira Maia Zago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Professora de História da Arte do bacharelado interdisciplinar em Artes e Design e do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da UFJF. Realizou pós-doutorado com bolsa CAPES-PNPD no programa que hoje atua como professora. Doutora em Artes Visuais e Mestre em Artes pela Unicamp. Bacharel e licenciada em Artes Plásticas pela Unicamp.

References

AFFONSECA, J. H. Ofício XBSP/1843, de José Humberto Affonseca para os Governadores de todos os Estados Brasileiros e seus secretários de educação. São Paulo, 28 jan. 1970. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.

AMARANTE, Leonor. As Bienais de São Paulo/1951 a 1987. São Paulo: Projeto, 1989.

ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana. As Bienais de São Paulo: da era do Museu a era dos curadores (1951-2001). São Paulo : Boitempo, 2004.

AMARAL, Aracy (org.). Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Nobel, 1982.

________. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira: 1930-1970. São Paulo: Nobel, 1987.

________. Bienais ou Da impossibilidade de reter o tempo. In: Revista USP, São Paulo, n.52, dez/fev 2001-2002.

________. Textos do trópico de Capricórnio: Modernismo, Arte Moderna e o Compromisso com o lugar. São Paulo: Editora 34, 2006.

AULER, H. Na Pré-Bienal, você conhece a nossa arte. Diário da Noite, Edição Matutina, São Paulo, 12 set. 1970 (a).

________. Quatro críticos de arte que, juntamente com Jorge Romero Brest, da Argentina, compuseram o juro internacional da I Pré-Bienal de São Paulo: Marc Berkowitz, da Guanabara; Liseta Levi, de São Paulo; James J. Sweeney, dos Estados Unidos; e Hugo Auler, de Brasília. Correio Braziliense, Brasília, 18 set. 1970 (b). Bienal Nacional. Diário de São Paulo, São Paulo, 5 fev. 1967.

COELHO NETO, José Teixeira. Bienal de São Paulo: o suave desmanche de uma ideia. In: 50 anos de Bienal Internacional de São Paulo, Revista USP, n. 52, dez/fev 2001-2002.

Escolhidos os nomes nacionais para a XI Bienal de São Paulo. Diário Popular, São

Paulo, 3 out. 1970.

Estuda-se criação de Bienal Nacional. O Estado de São Paulo, São Paulo, 5 fev. 1967.

FARIAS, Agnaldo (org.). Bienal 50 anos: 1951-2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.

FERRAZ, G. Pré-Bienal: primeiras considerações. O Estado de São Paulo, São Paulo, 13 set. 1970.

FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.

________. Como eles agiam: os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001.

________. Reinventando o Otimismo: Ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

MARANCA, P. A Bienal Internacional de Arte Moderna de São Paulo foi dividida em duas exposições, uma nacional que está sendo montada e outra internacional a ser inaugurada ano que vem, para que os artistas brasileiros passassem a ter uma exposição toda sua, sem descontentamentos. Última Hora, São Paulo, 11

ago. 1970.

MATARAZZO SOBRINHO, F. Release para imprensa. São Paulo, 1968. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.

MATARAZZO SOBRINHO, F. Ofício PRÉ/2736. São Paulo, 30 set. 1970. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.

MAURICIO, J; TEIXEIRA LEITE, J. R. Carta de Jayme Maurício e José Roberto Teixeira Leite para Francisco Matarazzo Sobrinho. São Paulo, 30 jan. 1968. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.

MORAIS, F. Pré-Bienal, uma lástima. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 7 out. 1970.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

PEDROSA, M. Carta de Mário Pedrosa (ABCA) para Luiz Fernando Rodrigues Alves (Fundação Bienal). São Paulo, 15 ago. 1967. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.

PRÉ-BIENAL DE SÃO PAULO, 1970, São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1970. Catálogo geral.

RODRIGUES ALVES, L. F. Carta de Luiz Fernando Rodrigues Alves (Fundação Bienal) para Caciporé Torres. São Paulo, 6 jul. 1967. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo. (a)

RODRIGUES ALVES, L. F. Ofício IXB/1715, de Luiz Fernando Rodrigues Alves (Fundação Bienal) para José Geraldo Vieira, Fábio Magalhães, Maria Bonomi, Sergio Ferro, Jayme Mauricio e José Roberto Teixeira Leite. São Paulo, 28 dez. 1967. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo. (b)

SCHROEDER, Caroline Saut. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação.2011. [189 p.]. (Dissertação de Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SPRICIGO, Vinicius. Modos de Representação da Bienal de São Paulo: A passagem do internacionalismo à globalização cultural. São Paulo: Hedra, 2011.

VIEIRA, J. G. Pré-Bienal. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 out. 1970.

ZAGO, Renata Cristina de Oliveira Maia. As Bienais nacionais de São Paulo: 1970-76. 2013. [180 p.] (Tese de Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, Campinas - São Paulo, 2013.

ZÍLIO, Carlos. Depoimento a Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale e outros. In: Arte e política: 1966-1976. Rio de Janeiro: MAM, 1996. Catálogo de exposição.

Published

2017-05-31

How to Cite

ZAGO, R. C. de O. M. AS BIENAIS NACIONAIS DE SÃO PAULO: O CASO DA PRÉ-BIENAL 1970. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 101–123, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15708. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section