UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA

Authors

  • Luciana Maciel Boeira Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil http://orcid.org/0000-0001-5895-2838
  • Roberto Leon Ponczek Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Keywords:

Artistic representations, Photography and cinema, Philosophical realism

Abstract

This work deals with the representation of the world by man through artistic productions until the advent of photography and cinema. It is a historical-social survey relating the development of technologies, arts and philosophy. One of the main objectives artistic productions until the advent of photography and cinema was the imitation of the forms of reality, but from these technologies this became, taking place the abstraction and fragmentation of the forms. This revolution also occurred in the field of Knowledge Theory, as these technologies stimulated thinkers to understand the nature of knowledge through the lens of Realism.

Author Biographies

Luciana Maciel Boeira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Doutoranda em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Desenho Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia; Graduação em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela Universidade Estadual da Bahia; Professora Assistente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Atuação: Produção do Conhecimento; Processos Cognitivos; Epistemologia; Processos de Informação e Comunicação; Artes Visuals (fotografia, cinema e vídeo) e Análise da Imagens e cultura das sociedades.

Roberto Leon Ponczek, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Doutor em Educação (FACED/ UFBA); Professor Permanente do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA)

References

BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história da arte. 3.ed. Campinas: Papirus, 1989.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14.ed. São Paulo: Ática, 2014.

CHILVERS, Ian (Consult.). História Ilustrada da Arte: os principais movimentos e as obras mais importantes. Tradução e consultoria: Maria da Anunciação Rodrigues. São Paulo: Publifolha, 2014.

GOMBRICHI, Ernest Hans. A história da arte. 16.ed. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Tradução: João Vergílio Gallerani Cuter. Revisão técnica: Sérgio Sérvulo da Cunha. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. 2.ed. Campinas: Papirus, 2002.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-Socráticos a Wittgenstein. 2.ed. ampl. rev. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental: livro 03 - a filosofia moderna. Tradução: Hugo Langone. 1.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas: Papirus 2003.

Published

2017-05-31

How to Cite

BOEIRA, L. M.; PONCZEK, R. L. UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 312–334, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Seção Aberta: Cinema