From tears to indifference

the decline of vanguard in two Brazilian films

Authors

  • Luís Alberto Rocha Melo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15726

Keywords:

Audiovisual Historiography, Melodrama, Experimental Cinema

Abstract

This article presents two case studies inserted in the research “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”: the feature films Cinema de lágrimas (Nelson Pereira dos Santos, 1995) e Avanti Popolo (Michael Wahrmann, 2014). Both of them bring forth the decline of certain conceptions of vanguard that marked the recent history of Brazilian cinema. Cinema de Lágrimas (Cinema of tears) establishes a counterpoint to the “modern tradition” instituted by Cinema Novo, shifting the ground zero to the Latin American melodrama of the 1930-50s. In Avanti Popolo, the target is the generation that became known under the sign of counterculture and experimentalism in the 1970s.

Author Biography

Luís Alberto Rocha Melo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Professor-adjunto IV do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL) no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Foi coordenador do PPG-ACL de 2015 a 2018. Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (Niterói, 2006), com a dissertação "Argumento e roteiro: o escritor de cinema Alinor Azevedo". Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (Niterói, 2011), com a tese "Cinema independente: produção, distribuição e exibição no Rio de Janeiro (1948-1954)". Através do Grupo de Pesquisa Historiografia Audiovisual, do qual é líder, desenvolve a pesquisa Historiografia Audiovisual do Cinema no Brasil, financiada pelo CNPq e pela Fapemig (https://historiografiaaudiovisual.com.br/). É um dos autores do livro em dois volumes Nova História do Cinema Brasileiro (org. Fernão Ramos e Sheila Schvarzman, Ed. SESC, 2018). Organizou, com Alessandra Brum e Sérgio Puccini, o livro Cinema em Juiz de Fora (Ed. UFJF, 2017). Assina diversos capítulos para livros, no Brasil e no exterior, e textos para catálogos de mostras. De 2001 a 2013 foi redator da revista eletrônica de cinema Contracampo (contracampo.com.br). De janeiro de 2012 a janeiro de 2014 integrou a equipe de redatores da nova fase da revista impressa Filme Cultura (filmecultura.com.br). 

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Published

2019-05-17

How to Cite

MELO, L. A. R. From tears to indifference: the decline of vanguard in two Brazilian films. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 102–122, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.15726. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15726. Acesso em: 18 jul. 2024.

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