The cinema of the enchanted

dialogues between oral and cinematographic narratives in Tefé’s Popular Cinema

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36146

Keywords:

popular movie, oral narrative, Amazon

Abstract

This article analyzes the process of film production of popular and riverside cinema group called Fogo Consumidor, founded in Tefé (AM), in 2008. The group is independent and produces films based on stories lived by them and told by local narrators, usually their own parents and grandparents. Taking as reference a concept of popular cinema elaborated from Benjamin (1994), Ricoeur (1994), Hall (2003), Santoro (1989) and Wenders (2013), and building categories of analysis from participant observation and interviews conducted between 2017 and 2018, the text infers the main dimensions of the riverside popular cinema that is being born in Tefé. The first author is also a member of the group since 2013, which gave her access to many details but, on the other hand, it was necessary “strange the familiar” (VELHO, 2007).

Author Biographies

Eliane Góis da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas, tendo defendido, em 2019, uma dissertação sobre a reinvenção das narrativas orais de visagens no cinema popular de Tefé (AM). Formou-se em 2015 na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas. Integra, desde 2012, a Associação Cinematográfica Fogo Consumidor Filmes, um coletivo de cinema popular e independente de Tefé que produz filmes a partir das tradições ribeirinhas, e que oferece cursos gratuitos para que os adolescentes da cidade possam produzir seus próprios filmes. Atua como atriz e figurinista em filmes e peças de teatro, e tem experiência como facilitadora de oficinas de cinema popular, fotografia artística e confecções artísticas com materiais recicláveis.

Veronica Prudente Costa, Universidade Federal de Roraima

Possui Doutorado e Mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa e Africanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharelado e licenciatura nas áreas de Letras: Português/Literaturas (2003) e Inglês /Literaturas (2000) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialização em Literatura Portuguesa (UERJ). Atuou como Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) entre 2011 e 2018. Foi secretária executiva da ABRAPLIP na gestão 2014-2015. Organizou os seguintes eventos científicos com fomento público: IV Congresso Norte-Nordeste da ABRAPLIP (2012); I SIRELLMS (2013); ABRAPLIP no Interior (2015) e XV Congresso Internacional da ABRAPLIP (2015). Coordenadora Pedagógica do curso de Licenciatura em Língua Inglesa (PARFOR) de 2014 a 2018; Coordenadora do curso de Especialização Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas entre 2014 e 2016. Editora Chefe da Revista Contracorrente de 2015 a 2017; Coordenou o Projeto "Presença Portuguesa na Amazônia", financiado pelo CNPq de 2015 a 2017 e foi subcoordenadora de 2016 a 2018 do Pólo Tefé do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA). Foi membro da Câmara de Assessoramento Científico da FAPEAM entre 2015 e 2017 e Membro da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA entre 2017 e 2018. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da ABRAPLIP, gestão 2018-2019 e gestão 2020-2021. Membro dos grupos de pesquisa: Estudos de literaturas e Identidades (UFRR) e Literatura e Antropologia: cartografias e outros procedimentos narrativos (UFFRJ). Líder do grupo de pesquisas: Cátedra Amazonense de Estudos literários e da Cultura (UEA). É membro do corpo editorial da Revista Contracorrente; Membro da comissão científica da Ingá: revista de estudos linguísticos e literários (UFRB); Membro do conselho consultivo da Revista Ininga; Parecerista dos periódicos Canoa do Tempo (UFAM) e Anos 90 (UFRGS). Consultora Ad hoc de projetos PCE da FAPEAM. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH-UEA), vinculado à Rede Amazônica Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFRR). Vice-coordenadora do PPGL.

Guilherme Gitahy de Figueiredo, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas. Pós-doutor em Estudos Antrópicos da Amazônia na UFPA (2020). Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Possui bacharelado em Ciências Sociais Geral (1997) e bacharelado em Antropologia (2002) pela Universidade Estadual de Campinas. Foi bolsista do Programa de Formação de Quadros Profissionais do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (2001) e pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (2004-2005). Atua com Antropologia da Mídia, Antropologia do Colonialismo, Estudos Pós-Coloniais e Educomunicação.

References

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:______. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (Tomo 1). Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas, SP: Papirus, 1994.

SANTORO, Luiz Fernando. A Imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil. São Paulo: Summus, 1989.

SEGATO, Rita. Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires: Prometeo, 2018.

SILVA, Eliane Góis da. A tela encantada: filmes de visagens e a reinvenção das narrativas orais no cinema popular de Tefé. 2019. 132 f. Dissertação de mestrado – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas, Tefé, 2019.

THOMPSOM, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VELHO, Gilberto. Observando o Familiar. In: A Aventura Sociológica: Objetividade, Paixão, Improviso e Método na Pesquisa Social. Org. Edson de Oliveira Nunes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2007.

WENDERS, Wim. Cinema Além das Fronteiras. In: Pensar a Cultura. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2013.

Entrevistas:

OLIVEIRA, Evanildo Nogueira de. Entrevista. [02/2018]. Entrevistador (a), pesquisador (a). Tefé-Am, 2017. 2 arquivo em gravador de áudio (1:03min.). Entrevista concedida para esta pesquisa.

SANTOS, Joice Cordeiro dos. Entrevista. [03/2018]. Entrevistador (a), pesquisador (a). Tefé – Am, 2018. 1 arquivo em gravador de áudio (1:16min). Entrevista concedida para esta pesquisa.

SANTOS, Ildelan dos. Entrevista. [01/2018]. Entrevistador (a), pesquisador (a). Tefé – Am, 2018. 1 arquivo em gravador de áudio (2:18min). Entrevista concedida para esta pesquisa.

SILVA, Conceição Carvalho da. Entrevista. [04/2018]. Entrevistador (a), pesquisador (a). Tefé – Am, 2018. 1 arquivo em gravador de áudio (2:55min.). Entrevista concedida para esta pesquisa.

SILVA, Orange Cavalcante da. Entrevista. [01/2019]. Entrevistador (a), pesquisador (a). Tefé-Am, 2019. 1 arquivo em gravador de áudio (1:11min). Entrevista concedida para esta pesquisa.

Filmes:

Caboré, a Lenda. Direção: Orange Cavalcante da Silva. Tefé-Am: Associação Cinematográfica Fogo Consumidor Produções Filmes: 2014. Arquivo da Associação (50 min).

Meneruá: a Morada do Mal. Direção: Orange Cavalcante da Silva. Tefé-Am: Associação Cinematográfica Fogo Consumidor Produções Filmes: 2008. Arquivo da Associação (30 min).

Histórias Simples. Direção: Orange Cavalcante da Silva e Evanildo Nogueira de Oliveira. Tefé-Am: Associação Cinematográfica Fogo Consumidor Produções Filmes: 2017. Arquivo da Associação (60 min)

Published

2022-12-19

How to Cite

SILVA, E. G. da .; COSTA, V. P.; FIGUEIREDO, G. G. de . The cinema of the enchanted: dialogues between oral and cinematographic narratives in Tefé’s Popular Cinema. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 7–35, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36146. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36146. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Articles