Pré-cinema e desejos de teatralidade

Autores/as

  • Fernanda Areias Oliveira Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil
  • Maria Cristina Villanova Biasuz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
  • Marta Isaacsson de Souza e Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15735

Palabras clave:

Pré-cinema, Imagem, Teatralidade

Resumen

O  artigo  pretende  apresentar  alguns  aparelhos  denominados  pré-cinemas,  argumentando  que  na  constituição  de  relação  com  sua  plateia  encontravam-se  vestígios  de  uma  espetacularização  herdeira  direta  do  teatro.  Percorremos  uma  linha  histórica  que  destaca  artistas  e  cientistas  que  preconizaram  experimentos  e  efeitos  óticos,  que  farão  eco  com  empreendimentos  poéticos  do  teatro contemporâneo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Areias Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil

    Professora Assistente II no Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Maranhão.  Diretora Teatral, coordenadora do Grupo de Pesquisa LAbTecDrama, localizado na mesma Universidade.

  • Maria Cristina Villanova Biasuz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    Profa. Dra. Associada Instituto de Artes - UFRGS.

  • Marta Isaacsson de Souza e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    Profa. Dra. Titular Departamento de Artes Dramáticas - UFRGS.

Referencias

AUSLANDER, Philip. Liveness, Mediatization, and Intermedial Performance, Degrés: Revue de synthèse à orientation sémiologique [Belgium], Nº 101, Spring 2000.

CASTLE, Terry. Phantasmagoria: Spectral Technology and the Metaphorics of Modern Reverie. Author(s): Source: Critical Inquiry, Vol. 15, Nº 1 (Autumn, 1988), p. 26.

GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. MIT Press, 2003.

LEVIE, Françoise. Étienne-Gaspard Robertson: la vie d’un fantasmagore. Collection Contrechamp; le préambule. Bélgique, 1990.

MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo, SENAC/UNESP 2003.

SONTAG, Susan. Film and Theatre. The Tulane Drama Review, Vol. 11, Nº 1 (Autumn, 1966), p. 24-37.

Publicado

2016-11-01

Número

Sección

Artículos - Sección temática

Cómo citar

Pré-cinema e desejos de teatralidade. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 24–34, 2016. DOI: 10.35699/2238-2046.15735. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15735. Acesso em: 24 dec. 2025.