Fotografia e imagem

Autores/as

  • Juliana Bragança UFF

Resumen

O presente artigo faz uma análise do pensamento de imagem crítica, de Didi-Huberman, partindo inicialmente do conceito de imagem semelhança de Plínio, o velho, para em seguida estudar a questão levantada por Roland Barthes sobre a indicialidade da fotografia. Em contraposição, aborda-se a questão aurática da fotografia, em Walter Benjamin, juntamente com a definição de aura e em que momento a reprodutibilidade rompe com o valor de culto. Por fim, finaliza-se com o argumento de Didi-Huberman sobre a imagem dialética cuja aura da imagem, seja ela fotográfica ou não, não está atribuida ao valor de culto.

Biografía del autor/a

Juliana Bragança, UFF

Formada em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Preservação de Acervos e, atualmente, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense na linha de Processos Artísticos.

Publicado

2014-05-31

Cómo citar

BRAGANÇA, J. Fotografia e imagem. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 152–161, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15660. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección temática