Los Ingobernables

Arte, Hackers, Colaboratividade e Resiliêcia na era da Cultura Pós-Digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16125

Palavras-chave:

Hackers, Arte, Colaboração

Resumo

O presente artigo exibe um panorama histórico dos laboratórios de hackers, os Hacklabs, que foram considerados um importante movimento político, cultural e artístico espanhol, no início dos anos 2000. Trata de princípios estruturais desses ambientes construídos de forma colaborativa, autônoma, que promovem a reciclagem de tecnologias, práticas artísticas e software livre. Além da contextualização histórica, apresenta novos paradigmas do período pós-digital que proporcionam um ambiente propício para o surgimento de novas formas de organização política e artística diante de uma cultura formada pelo determinismo tecnológico. Por meio de dois exemplos atuais, os centros colaborativos a Tabacalera e a Ingobernable na cidade de Madrid – Espanha, concluo que seja importante e necessário existir espaços não institucionalizados, livres e abertos para a comunidade que pratica metodologias de resiliência tecnológica e social independentes.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Ferreira Rabelo, Universitat Politecnica de València

Doutorando na Universidade Politecnica de Valencia-Espanha, programa de Doutorado em Produçao e Investigacao em Artes Visuais.  Mestre em Arte e Tecnologia e Graduado em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor licenciado do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB.

Referências

BARANDIARAN, Xabier. Hacklabs: Ensamblaje colectivo de la tecnopolítica como realidad social v.1.0. Bilbao: Metabolik BioHacklab, 2003.

CASANOVA, Teresa Valdaliso. El concepto de “Estación Creativa": un proyecto reticular basado en el proceso creativo compartido. En: CONGRESO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN EN ARTES VISUALES – ANIAV, 3º, 2017, Valencia. Anais […] Valencia, 2017.

FERRER, Mercé Molist. Hack History.es: La historia nunca contada del underground hacker en la península ibérica. Barcelona: Autor Editor, 2014.

GIELEN, Pascal. Creatividad y otros fundamentalismos. Madrid: Brumaria, 2014.

JIMÉNEZ, Alejandro. Copyleft y creative commons: una alternativa para la libre difusión del conocimiento. Innovación Educativa [en linea], n. 7, Julio-Agosto 2007. .Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=179421210007. Acesso em: 10 ago. 2019.

MANDOLINI, Ricardo. Heurística y Arte: una contribución para la comprensión de los procesos artísticos creativos. Revista de Humanidades de Valparaíso. Valparaíso, 10.22370, p. 63-92, 1 maio 2013.

MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. São Paulo: Ed. LTC, 1999.

MOLIST, Ferrer. Hackstory.es: La historia nunca contada del underground hacker en la Península Ibérica. Madrid: Autor-Editor, 2014.

MORALES, L. G.; COLINO, V. G. Resiliencia tecnológica. Arte y políticas de identidad. Murcia, v. 10-11, p. 135-154, 2 maio 2014.

MÖNTMANN, Nina. La empresa de la institución artística en el capitalismo tardío. Janeiro 2006http://eipcp.net/transversal/0106/moentmann/es. Acesso em 17 ago 2019.

POSTMAN, Neil. Technopoly. The Surrender of Culture to Technology. Nueva York: Vintage Books, 1993.

SANTAELLA, Lucia. Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política. São Paulo: Paulus, 2016.

STALDER, Felix. The Digital Codition. Cambrige, Massachusetts: Polity Press, 2018.

SILVEIRA, Luís Gustavo Guadalupe. Alienação Artística: Marcuse e a ambivalência política da arte. Porto Alegre: Ed. Edipucrs, 2010.

SWAINE, Michael; FREIBERGER, Paul. Fire in the Valley: The Birth and Death of the Personal Computer. Carolina do Norte: Pragmatic Bookshelf, 2014.

WARK, Mckenzie. A Hacker Manifesto. Cambridge: Harward University Press, 2004.

Publicado

2019-11-22

Como Citar

RABELO, F. L. F. Los Ingobernables: Arte, Hackers, Colaboratividade e Resiliêcia na era da Cultura Pós-Digital. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 246–265, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16125. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16125. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática